PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Era uma vez… O poder dos testemunhos de percursos de vida, na gestão da nossa carreira

Se és, tal como eu, adepto/a da leitura, deixo a seguinte questão:

Por quantos “mundos” já viajaste, quando te encontras sentado/a a ler um livro?

A leitura tem este poder, de nos permitir viajar por mundos que não conhecemos, por realidades que nunca equacionámos. Com recurso à nossa imaginação, e com base na descrição do autor, a nossa cabeça dá cor e vida a cenários, a personagens, a vidas, sem que existam limites, nesta relação de construção.

E os ganhos destes momentos são imensos, mas comecemos pela premissa mais básica- sempre que saímos do “nosso mundo” e entramos, ou cruzamo-nos com “outros mundos”, saímos transformados.

Assim acontece também na construção da nossa carreira, ao longo do nosso percurso profissional, a sua construção beneficia do cruzamento do “nosso mundo”, com “outros mundos” e este cruzamento permite que os indivíduos realizem novas aprendizagens e desenvolvam competências, sobre si e sobre o mundo, auxiliando-os na adaptação a transições de carreira importantes, tal como tem sido reforçado por vários investigadores que se têm centrado no estudo da exploração vocacional, como estádio do desenvolvimento que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida.

Este explorar contínuo, à medida que vamos construindo o nosso percurso profissional, aumenta o nosso campo de visão acerca das oportunidades que estão ao nosso redor e simultaneamente prepara-nos, dá-nos um sentimento de controlo interno sobre a nossa carreira, reforça positivamente a nossa auto-estima. É como se espreitássemos sobre o muro, para o quintal do nosso vizinho, onde decorre uma festa fantástica, cheia de animação e galhofa e desejássemos estar numa realidade similar. Então, nada melhor do que, perceber junto dele, os passos que deu previamente para preparar a sua festa, certamente que com essa informação, será mais fácil organizar um momento próximo daquele que assistimos.

Por isso, devemos espreitar sobre o muro, para conhecer a carreira de outros colegas psicólogos, esta abordagem prepara-nos, como se nos dissesse ao ouvido, olha com atenção para os caminhos já percorridos, com conhecimento, tu também podes planear de forma bem-sucedida, situações futuras.

Na webtalk “Navegar os mares do empreendedorismo social – desenvolvimento e gestão de projectos” dinamizada por João Esteves, temos a oportunidade de explorar, através da partilha do dinamizador, o seu percurso profissional, a transição no ensino superior para o mercado de trabalho, a gestão de expectativas associada a esta fase de transição, o aparecimento de oportunidades e a validação de que cada oportunidade permite, mesmo que mais distante do projecto concebido inicialmente (que para o João passava pela prática clinica, aprender e descobrir “novos mundos”.

Claro que o sucesso no nosso percurso profissional, não depende exclusivamente do conhecimento sobre outras trajectórias de carreia, este conhecimento dá-nos um maior controlo, mas sabemos que existem imensas variáveis sobre as quais não conseguimos exercer controlo, mas o que é certo é que seguimos assim mais preparados.

Em suma, imaginemos que é meu desejo enquanto psicóloga criar um projecto próprio, empreender, quais as mais valias de conhecer trajectórias de carreira que possam ser próximas do caminho que pretendo fazer?

— Permite conhecer o modo como alguém alavancou determinado projecto, facilidades, dificuldades necessidades de apoio, etc.
— Antever barreiras e previamente, equacionar alternativas;
— Compreender quais as competências que já tenho desenvolvidas e que poderão ser transferíveis para esta nova fase de carreira;
— Equacionar, quais as competências que devo reforçar para esta nova fase de carreira;
— Aprender, com os erros dos outros;
— Estabelecer relações próximas, com quem tem objectivos de carreira similares aos meus, importante para o estabelecimento de sinergias, mas simultaneamente para que o acto de empreender por conta própria seja partilhado e menos solitário.

Estes são apenas alguns exemplos. Que outras vantagens considera que possa ter, o conhecimento de percursos de vida?