PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

PsiCarreiras on.Summit 2021

Artigo por Vanda Vieira

Para a semana, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021, todos os holofotes vão estar centrados na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU 26 (26ª COP), focada na crise climática e nos impactos para governos e para cidadãos.

Também a nível europeu, o designado European Green Deal, deverá desempenhar um papel importante na recuperação após COVID-19. O acordo visa reduzir as emissões de carbono, alcançar crescimento económico sustentável e garantir que ninguém seja deixado para trás.

Gostaria de salientar estes dois elementos, merecedores de atenção e norteadores da nossa reflexão enquanto Psicólogos/as, enquanto agentes ativos de mudança, nas mais variadas funções e papéis que desempenhamos: em que medida podemos e devemos contribuir para a discussão no âmbito de uma sociedade em transição? E mais concretamente, qual o futuro das carreiras e do emprego em Psicologia?

O evento Psicarreiras on PsiCarreiras on.Summit 2021 que vai decorrer no dia 2 de Dezembro, e que desde já convidamos todos e todas a participar, realiza-se em formato online, e pretende promover o debate em torno destas tendências.

O tema da transição digital será focado:

  1. Nas novas tecnologias aplicadas à Psicologia: novos mercados de trabalho;

  2. No eHealth: os desafios das novas tecnologias e empregabilidade em Psicologia;

  3. Na inteligência artificial e o impacto no futuro da profissão de psicólogo.

Teremos oportunidade de refletir sobre os novos mercados de trabalho dos psicólogos/as e as soluções mediadas pela tecnologia em vários contextos organizacionais, desde a saúde, à investigação, tanto a nível dos processos básicos que contribuem para a formulação do conhecimento, como na investigação aplicada; bem como os desafios das novas tecnologias e soluções digitais que ajudam a melhorar a qualidade de vidas das pessoas e também de que forma estas ferramentas promovem a empregabilidade na nossa profissão.

No que concerne à inclusão social pretendemos trazer a debate:

  1. As (Boas práticas de) Inclusão Social: transferibilidade e impacto do trabalho dos psicólogos/as;

  2. A empregabilidade em Psicologia no período pós crise pandémica: principais fontes de financiamento;

  3. O desenvolvimento de novas competências ao longo da vida: os contributos da psicologia para uma Europa Social e economicamente mais inclusiva.

Teremos oportunidade de dar a conhecer bons exemplos de intervenção, em contexto caracterizados por algum desequilíbrio ou desigualdade social, e aferir qual o impacto das soluções apresentadas graças ao trabalho desenvolvido pelos psicólogos/as com exigências diversas desde o trabalho em rede e de promoção de parcerias para a ação; fontes de financiamento e os contributos da prática e da ciência psicológica para a Europa Social.

Por sua vez, a crise climática será abordada na perspetiva:

  1. Dos contributos da psicologia: prevenção e adaptação;

  2. Das mudanças comportamentais, preferências individuais, hábitos de consumo e estilos de vida;

  3. Dos contributos dos/as psicólogos/as para as organizações com estratégias de negócios verdes, justas e socialmente responsáveis.

Serão sessões que pretendem aprofundar a mudança para a ação, com foco no comportamento humano e nas respostas de mitigação; nas perceções de risco; na relação comportamento-especificidades contextuais e ambientais; nas barreiras psicológicas que limitam a ação individual e coletiva; na resiliência e na adaptação às alterações climáticas; ou seja, na prevenção, adaptação e combate à crise climática, por decisões mais responsáveis em termos ambientais.

Teremos ainda um espaço de Consultoria personalizada, que permitirá trabalhar alguns conteúdos de empregabilidade a nível individual e de forma muito breve, bem como estabelecer pontos e momentos em rede, com encontros de profissionais.

Inscreva-se aqui!

Seguindo-se o tão esperado momento de Entrega do(s) Prémios do Ano Profissional Júnior de 2020!

Queremos contribuir para a reflexão participativa com todos os profissionais, independentemente da idade, localização geográfica, anos de experiência profissional, área de especialidade, e é seguramente desta partilha e do envolvimento que, juntos, seremos uma classe profissional mais forte!

Para mais informação, clique aqui.