As/os Psicólogas/os da Educação intervêm no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social. O seu âmbito de actuação é alargado, estendendo-se aos vários contextos onde os processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem ocorrem, seja de forma formal ou informal. O campo de intervenção das Psicólogas/os da Educação abrange todo o ciclo vital e dirige-se a diferentes públicos-alvo (i.e., crianças, jovens, adultos), contemplando alunos/as e formandos/as, profissionais de educação e outros técnico/as especializados, famílias, instituições e serviços da comunidade, e a sociedade em sentido mais amplo. São exemplos de contextos de inserção
profissional das Psicólogas/os da Educação: estabelecimentos de ensino, estruturas centrais e do poder local com responsabilidades em matéria de educação, instituições educativas não-formais como centros educativos e estabelecimentos prisionais, instituições da comunidade com acção junto de crianças, jovens e adultos (incluindo os adultos idosos), e instituições com responsabilidade na educação e reabilitação de pessoas com incapacidade.
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