PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Partilha, partilha e mais partilha!

Artigo por Anita Dias de Sousa

Numa realidade, onde o modelo de trabalho híbrido faz cada vez mais, parte do nosso quotidiano. Criaram-se instrumentos digitais de partilha, de comunicação e colaboração. Indispensáveis ao trabalho conjunto!

Nessas dinâmicas relevamos a transferência de know-how, a partilha de conhecimentos.

Um espaço necessário para a existência de uma troca criativa, para o desenvolvimento de produtos inovadores, projetos ou até mesmo novos modelos de negócio. São fatores cruciais para um sucesso a longo prazo, quer da organização, como de cada colaborador/colaboradora, individualmente.

A partilha deve ser um dos momentos, para o qual deverá haver sempre prioridade, seja presencialmente ou até mesmo on-line, através de briefings/debriefings regulares. Falamos de apresentações curtas, onde os/as colaboradores/colaboradoras, em conjunto, possam apresentar modelos de sucesso sobre determinados temas. Posteriormente, esse conteúdo, poderá ser explorado mais profundamente, em grupo.

Não se pretendem criar momentos longos de partilha, até para que os mesmos possam ser facilmente integrados nas rotinas de trabalho. Ocorrendo com alguma periodicidade, respeitando o tempo de maturação dos conhecimentos partilhados e adquiridos. Rotinas de inovação, virtuais, presenciais ou híbridas, constituem uma valiosa forma de aumentar a transferência de conhecimentos intra e inter equipa(s), criando assim dinâmicas de grupo positivas.

Neste sentido, ficamos com a seguinte questão:

E se pudéssemos adotar mais uma postura de “partilhar conhecimento”, em vez de “conhecimento é poder”?

Por exemplo, falemos de WOL. O que é isso?

W  – Working

O   – Out

L    – Loud

John Stepper, o impulsionador do movimento Working Out Loud, em português, Trabalhar em Voz Alta, reconhece inúmeras vantagens na utilização do conhecimento partilhado, por parte dos colaboradores, para evitar a repetição de erros, tomar melhores decisões e impulsionar a inovação.

No Working Out Loud, os “relacionamentos” são o primeiro dos cinco princípios: Generosidade, Trabalho Visível, Propósito de Descoberta e Mentalidade de Crescimento.

Um método que promove a união organizacional, pautado pela transparência e cooperação, contrariamente à competição.

Resumidamente, o Working Out Loud é composto, por ciclos, com duração de 12 semanas. Necessitando apenas uma hora por semana! Onde se reúnem pequenos grupos, formados por cinco profissionais de diferentes departamentos, profissões e origens geográficas. Criando um trabalho em rede, estimulado a partir de fontes distintas. Onde o conhecimento é partilhado e multiplicado!

“Torna-se cada vez mais importante, que as organizações garantam que os/as colaboradores/ colaboradoras se sintam como parte de um todo, de pertencer e ser necessário/a.  Simultaneamente a serem capazes de trazer todo o seu poder criativo e as suas ideias livremente, de forma autêntica.”

Torna-se cada vez mais importante, que as organizações garantam que os/as colaboradores/ colaboradoras se sintam como parte de um todo, de pertencer e ser necessário/a.  Simultaneamente a serem capazes de trazer todo o seu poder criativo e as suas ideias livremente, de forma autêntica. Falamos de promover processos de autonomia, que conduzam a colaboradores/colaboradoras motivados/motivadas, satisfeitos/satisfeitas e comprometidos/comprometidas. Isso, por sua vez, pode também aumentar o poder inovador das organizações.

Aproveitamos para partilhar que este mês irá decorrer a iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses, atualmente na sua 5ª edição – O Prémio Inovação na Intervenção Psicológica, destinado a estudantes de Psicologia em Portugal (1.º e 2.º ciclos). Onde o objectivo é promover e premiar a inovação, o método, a criatividade e o rigor científico em projectos de Intervenção Psicológica.

A partilha de conhecimentos deve ser realmente desejada! Para isso é necessário criar, para além de instrumentos e métodos de trabalho – liberdade para que a informação flua e a inovação surja!

 

Se todos avançarmos juntos, o sucesso virá naturalmente.

–Henry Ford