PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

(Cui)Dar – O Auto-Cuidado na Gestão Pessoal de Carreira

A Psicologia enquanto ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, ganha vida na relação de pessoa para pessoa, e materializa-se no verbo “cuidar”.

Um cuidar do indivíduo, do grupo, das comunidades, da sociedade, na base, um modelo biopsicossocial, que olha para a pessoa no seu todo, de forma integrada, potenciando a saúde e o seu bem-estar.

Antoine de Saint-Exupéry, no seu tão conhecido “O Principezinho”, deixa-nos uma frase que me vem ao pensamento várias vezes ao longo da minha jornada e que certamente conhecerão “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

A nossa prática é em si uma relação de entrega, molda-nos, faz-nos crescer enquanto pessoas e profissionais, não estivesse o verbo “Dar” dentro da palavra “Cuidar”.

E se por vezes é alimentada a ideia, de que o psicólogo, só por ser psicólogo está revestido de uma aura de invulnerabilidade ao sofrimento psicológico, esta ideia está completamente errada, pelo simples facto de sermos pessoas, por isso, somos vulneráveis, vivenciamos problemas e dificuldades, fases de vida complexas.

O nosso trabalho é revestido duma enorme exigência psicológica, pelo que os riscos psicossociais associados à profissão são uma realidade.

Quantos de nós no nosso dia-a-dia, no âmbito das nossas funções alertamos para o impacto positivo e para o papel protector de práticas de autocuidado? Quantos de nós, no meio das nossas exigências pessoais e profissionais, nos esquecemos daquilo que recomendamos?

O autocuidado é um imperativo ético, por isso ele tem de ser muito mais do que uma recomendação, tem de ser algo que transportamos para a nossa vida, porque nós também somos pessoas.

Com o mote “Somos a nossa melhor ferramenta – gestão pessoal de carreira”, vamos, no dia 23 de Novembro, através do evento PsiCarrerias On.Summit, criar espaço de partilha e reflexão sobre o autocuidado do/a psicólogo/a – sobre o nosso autocuidado, sobre os riscos associados à profissão, sobre as exigências de vida que a todos nós nos impacta, quando em simultâneo continuamos a tentar entregar o melhor de nós, sobre os imperativos das carreiras sustentáveis e os vários ingredientes na construção das mesmas.

Este evento terá uma programação dupla, com duas salas temáticas: na Sala A, o foco será no “Autocuidado ao Longo do Ciclo de Desenvolvimento Profissional do Psicólogo” trazendo para a discussão e reflexão os momentos de transição e de mudança de vida e carreira, como fonte de stress, que poderão requerer um reforço do autocuidado. Paralelamente, na Sala B, o foco será no “Auto e Heterocuidado na Construção de Carreiras Sustentáveis”, trazendo para a reflexão o papel do psicólogo, dos empregadores e organizações, dos educadores e instituições de ensino que formam futuros psicólogos, na promoção do auto e heterocuidado, evidenciando os factores de risco associados à profissão e estratégias de protecção.

Sabendo que me repito, volto a questionar?  Quantos de nós, no meio das nossas exigências pessoais e profissionais, nos esquecemos daquilo que recomendamos?

Encontramo-nos no dia 23! Até lá!

+ info