PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Carreiras de Psicologia nas Escolas

Artigo por Rita Santos

As áreas de actuação da Psicologia são vastíssimas. Se há uns anos a profissão de psicólogo se resumia ao atendimento em clínicas, hoje os seus campos de actuação são bastante variados.

Os/as psicólogos/as têm tido a capacidade de aplicar a ciência psicológica aos diversos contextos, população e circunstâncias que surgem. Prova disso, as respostas que têm sido dadas às questões relacionadas com a Guerra. O artigo “Construtores de Paz” chama a atenção para esta realidade e para a construção da paz no dia a dia “quando respondemos aos desafios societais que surgem, quando somos promotores de liberdade e cidadania e quando ancorados na evidência científica, mantemos a ligação da nossa área profissional sempre em linha com as necessidades dos indivíduos, dos grupos, das entidades, das comunidades, em constante mutação”.

“O âmbito de actuação é alargado e diverso, estendendo-se a todos os cenários onde ocorram processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem.”

Pelas constantes mudanças e adaptações necessárias às circunstâncias pretendemos cada vez mais, através das WebTalks PsiCarreiras, trazer a debate temas relacionados com o desenvolvimento da carreira, áreas relevantes da psicologia e contextos de actuação dos/as Psicólogos/as.

As WebTalks surgem em 2022 com novo formato, organizadas por ciclos e destinadas também a Psicólogos Juniores, para que possam estar informados acerca de aspectos úteis na gestão pessoal de carreira (por exemplo áreas emergentes e áreas prioritárias de actuação).

O primeiro ciclo decorre em Junho e é subordinado ao tema “Carreiras de Psicologia nas Escolas”. Este tem sido um tema de grande relevância para a OPP pela importância dos/as psicólogos/as neste contexto de actuação, pela necessidade efectiva de aumento do número de profissionais nas escolas e por ser uma área onde muitos psicólogos/as desejam posicionar-se. Poderá ler mais acerca do tema no Perfil dos/as Psicológos/as da Educação.

Contrariamente ao que é esperado, o/a psicólogo/a em contexto escolar não atua somente ao nível do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), embora seja esta a vertente que mais associamos aos psicólogos a exercer funções em escolas.

O âmbito de actuação é alargado e diverso, estendendo-se a todos os cenários onde ocorram processos de desenvolvimento, educação e aprendizagem. A sua intervenção pode ser promocional, preventiva e remediativa e tem como objetivo geral desenvolver as capacidades e competências dos indivíduos, grupos e instituições, promovendo contextos facilitadores da aprendizagem e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

Relativamente aos domínios de intervenção poderá ser junto de alunos, no sucesso educativo, nas competências de vida, bem-estar e realização pessoal, nas necessidades educativas especiais, no desenvolvimento vocacional e da carreira, junto das famílias e/ou encarregados de educação, junto de profissionais de educação e outros técnicos especializados, parceria com serviços e estruturas de comunidade e em situações de crise e emergência.

Estas WebTalks pretendem demonstrar o alargado âmbito de actuação dos/as psicólogos/as em contexto escolar, quer para quem já conheça estes contextos e assim olhe para eles de forma mais ampla, quer para os colegas que não conheçam ainda esta área de actuação. Espera-se poder vir a dar resposta a questões como Gostava de vir a trabalhar numa escola e não conhece bem esse contexto ou forma de concorrer? Já trabalha nesse contexto mas gostaria de ter uma intervenção mais inovadora? Sente desafios na implementação de práticas inclusivas e de respeito pelas necessidades relacionadas com a multiculturalidade?

O ciclo irá estar disponível em Junho e pode inscrever-se. Poderá participar activamente, enviando suas questões aqui, ou então para des.profissional@ordemdospsicologos.pt.