Artigo por Joana Almeida Monteiro
Dentro de dias entramos num novo ano, 2021. É quase inevitável que cada um de nós faça um balanço de como se passou este 2020, e que se anteveja para o ano seguinte alguns projectos ou conquistas.
Proponho-me, por isso, a fazer um balanço de 2020 das iniciativas PsiCarreiras.
“Inúmeros desafios estarão certamente por vir, mas enquanto formos capazes de mobilizar as nossas competências, investir no nosso desenvolvimento profissional contínuo, e cuidarmos de nós e das nossas redes profissionais, “haverá estrada para andar”.”
Este ano iniciámos a escrita regular neste blog PsiCarreiras, procurando assim criar uma “biblioteca” de artigos que cremos serem úteis para Psicólogos e futuros Psicólogos. Ao longo de 45 semanas seleccionámos temas que sentimos serem importantes na construção e gestão pessoal de carreira.
Iniciámos em Fevereiro uma edição do programa de gestão pessoal de carreira, Espaço OPP Desenvolvimento Profissional, pela primeira vez à distância. Adaptaram-se todas as actividades e sessões para que decorresse de modo a apoiar Psicólogos de todos os pontos geográficos. Com essa inovação, mal imaginávamos que dávamos o primeiro passo numa modalidade que em 2020 se tornou (uma necessária) tendência – intervenção psicológica à distância. E foi à distância que, no resto do ano, tivemos as restantes edições desse mesmo programa, e do Projecta-te: Constrói a tua Carreira Profissional.
As WebTalks, já iniciadas no último trimestre do ano passado, já decorriam também à distância. Estes webinares ganharam ainda mais sentido no panorama de uma pandemia, não apenas pela facilidade de serem frequentados à distância, como também pela necessidade acrescida que os Psicólogos tiveram de adaptar alguns aspectos da sua prática profissional e gestão de carreira. As WebTalks tornaram-se uma das medidas de apoio aos Psicólogos no âmbito da COVID-19, e têm tido inscrições gratuitas, bem como as suas gravações têm sido disponibilizadas de modo a que qualquer Psicólogo pudesse assistir a todas as já realizadas. Por isso, hoje temos 14 webtalks disponíveis para consulta na moodle PsiCarreiras (basta aceder como “visitante” e fazer um breve registo).
Houve ainda oportunidade para actualizar alguns conteúdos do curso e-learning “Marketing Pessoal e Profissional”, que sabemos ser uma boa forma de cada Psicólogo, de forma auto-guiada, poder enriquecer a sua marca profissional e divulgar (cada vez) melhor os seus serviços. Este curso também foi disponibilizado de forma gratuita ao longo do ano.
Foi também em 2020 que se materializou o podcast de carreiras em Psicologia, “O Frio é Psicológico”. Iniciámos assim uma “colecção” de percursos de carreira em Psicologia, em que se ficam a conhecer colegas inspiradores, que com o relato das suas conquistas e dificuldades nos poderão dar a pensar sobre as nossas próprias narrativas profissionais. Além disso, uma vez que esta iniciativa se destina não só a Psicólogos e futuros Psicólogos, contribui para que se dê a conhecer as variadas áreas de trabalho da Psicologia, os vários modos de intervenção e públicos-alvo da nossa ciência.
No início do Outono, a 30 de Setembro, tivemos uma PsiCarreiras eSummit, o evento anual de carreiras em Psicologia pela primeira vez em contexto integralmente on-line, no qual participaram perto de 200 pessoas. Houve dificuldade em seleccionar apenas um tema, pelo que ambicionámos ter uma tripla programação, paralela. Neste evento acreditado, em 3 salas virtuais tivemos talks, debates e dinâmicas de networking relacionadas com “Carreiras à Distância”, “As Crises como Desafio e Oportunidade nas Carreiras em Psicologia” e “Desenvolvimento de Carreira Pressupõe Incerteza”.
Mantiveram-se ainda as iniciativas regulares de apoio à profissão, Bolsa de Emprego e a Newsletter da Bolsa de Emprego e do Desenvolvimento Profissional.
Com a percepção que todos vivemos e viveremos o impacto da crise pandémica nas nossas carreiras, é com a sensação de que se deu bons contributos para o desenvolvimento profissional que a equipa PsiCarreiras termina 2020. Inúmeros desafios estarão certamente por vir, mas enquanto formos capazes de mobilizar as nossas competências, investir no nosso desenvolvimento profissional contínuo, e cuidarmos de nós e das nossas redes profissionais, “haverá estrada para andar”.
Votos de um 2021 com grandes sucessos profissionais!
PS – Partilhe connosco temáticas relacionadas com as carreiras em Psicologia que gostasse de ver abordadas nas iniciativas PsiCarreiras em 2021. Envie um e-mail para des.profissional@ordemdospsicologos.pt e/ou deixe um comentário no post do LinkedIn PsiCarreiras.