PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog, Recursos

“Vou deixar-lhe o meu cartão….” Cartão-de-visita Sim ou Não?

Ana Sofia Nobre

Se nunca o disse, certamente já esteve envolvido num diálogo onde lhe disseram “vou deixar-lhe o meu cartão”, “aqui tem o meu cartão” ou até, “tem algum cartão que me possa deixar?”.

O cartão-de-visita é uma ferramenta de marketing pessoal e profissional muito utilizada, pode marcar o início de uma interacção com cliente ou futuro cliente, entre parceiros ou futuros parceiros, entre colegas.

Este “ritual” de apresentação é utilizado de forma mais ou menos recorrente, variando mediante áreas profissionais, contextos e até culturas. A sua troca ou entrega prevê um “face-to-face”, pelo que o trabalho remoto e a transformação dos contextos de trabalho, que resultaram na migração do espaço de negócio e de relações, de forma mais acentuada para o espaço digital, não favoreceu a troca e a manutenção do espaço conquistado por este pequeno rectângulo de papel ao longo de vários anos.

Mas devo ou não devo ter um cartão-de-visita?

Creio que não podemos responder a esta questão sem primeiro reflectir sobre as vantagens ou funcionalidades, se assim quisermos chamar, de um cartão-de-visita.

Um cartão-de-visita tem como objectivo facilitar o contacto entre as partes, para tal reúne um conjunto de informação de apresentação duma entidade e/ou individuo, como por exemplo, o nome, função, contactos, site, pode ter algum logo ou imagem simples.

É pequeno e fácil de guardar, por isso também é algo que conseguimos ter sempre ali à mão, na carteira, na mala, na secretária, pode ser um óptimo aliado para o nosso networking.

Quando os anos vão passando, a colecção de cartões-de-visita poderá também ser um óptimo auxiliar de memória, conheci pessoa X, que está/estava na empresa Y (conforme consta no cartão), poderão representar também um início de uma nova oportunidade, quando por exemplo num evento, inicia uma conversa com alguém e rapidamente percebe que têm imensos pontos em comum, projectos/negócios que se cruzam, e precisam de mais tempo para profundar estas potenciais sinergias, que muitas das vezes nascem de uma conversa em espaços físicos e temporais inesperados. Nestes casos, “vou deixar-lhe o meu cartão-de-visita…”, para além da informação que consta no cartão, o gesto em si também carrega uma mensagem “contacte-me, eu quero e estou disponível para mantermos este contacto”.

Compreendendo a/as suas funcionalidades, é essencial que tenha em consideração alguns requisitos que devem estar na base da concepção do seu cartão.

Deve conter uma mensagem simples e objectiva, a informação deve estar sempre actualizada, aspectos como o lettering, a imagem, a mancha gráfica, a qualidade da impressão e a gramagem do papel são aspectos a ter em conta.

Sem desconsiderar os pontos já partilhados anteriormente, gostaria de destacar a importância do nome profissional e da ligação do seu cartão-de-visita a outras ferramentas de marketing pessoal e profissional.

Quanto ao nome profissional, reflicta qual o nome que deve constar no cartão, é importante que utilize o mesmo nome profissional nas suas várias ferramentas de marketing pessoal e profissional, caso contrário poderá até confundir o mercado ou quem o procura ou quer estabelecer contacto consigo. Esta constância deve também ser transversal às suas várias ferramentas de marketing pessoal e profissional, deve haver um alinhamento no seu posicionamento, na sua forma de comunicação, por forma a que haja também um posicionamento consistente na mensagem que passa a terceiros.

Por último, não se esqueça, que um cartão não é só um cartão, deve também transportar a sua mensagem única de posicionamento.

Mas será que ainda existem vantagens em ter cartões-de-visita em papel?

Poderá se assim desejar manter o seu cartão-de-visita físico, mas actualmente existem outras formas bem simples de criar cartões de visita virtuais, explore essas alternativas.

No artigo “15 “Apps” úteis para a gestão da sua carreira”, uma das apps que sugiro é a Biz-Card App, que lhe permite criar o seu cartão virtual de fácil partilha e com um QR code associado.

Uma outra possibilidade de conexão rápida, passa pela ligação de usuários através do Linkedin. Se for usuário do Linkedin experimente entrar no seu perfil no seu dispositivo móvel, na barra de pesquisa tem um pequeno símbolo, ao tocar, surge uma espécie de cartão de visita, com o  QR code associado ao seu perfil, com foto, nome e cargo permitindo através da digitalização do seu QR code uma ligação entre contas de linkedin. Se quiser saber mais clique aqui.

É uma forma rápida e fácil de criar uma ligação, fica a sugestão!