PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Visualização na Carreira

Artigo por Marta Alves

A Laura (nome fictício) é Psicóloga e embora ainda não tivesse aplicado a técnica da visualização mental ou imagética no âmbito profissional, sabia da sua existência, dado que tinha estudado esta técnica em algumas disciplinas na universidade, nomeadamente na sua aplicação no contexto clínico e no contexto desportivo. Ao longo do seu desenvolvimento pessoal, foi incentivada a fazer também alguns exercícios de visualização e tinha a ideia de que resultavam consigo. A Laura estava desempregada e muito desejosa de encontrar uma oportunidade profissional na Psicologia e acredita que um dos exercícios que fez no dia anterior à entrevista de emprego foi decisivo para o seu desempenho na mesma, dado que culminou com a sua selecção para um trabalho que tanto ambicionava:

Prepararmo-nos para momentos importantes, em que vamos ser avaliados, implica a recolha de informação e a preparação técnica mas também a nossa preparação enquanto pessoas e em estarmos na nossa melhor performance possível.

Fiz alguns exercícios de respiração diafragmática, tentando promover o meu relaxamento. Depois, estando já num estado de relaxamento, comecei a visualizar o dia seguinte: vou acordar leve e bem disposta, com ânimo e alegre pela oportunidade que vou ter. Quando estiver na entrevista vejo-me a conseguir escutar com atenção as questões que me forem colocadas e vou responder com objectividade e clareza. Ao longo da entrevista vou sentir-me relaxada e vou conseguir transmitir os meus pontos fortes que são a capacidade de empatia, de trabalho e de comprometimento. No final da entrevista vou sentir-me com o “dever cumprido”, que dei o meu melhor e que me preparei ao máximo. Ainda na visualização, vou para o dia em que o meu telefone toca e ouço a dizerem-me que fui seleccionada e que consegui aquele emprego. Sinto-me contente e muito feliz por ter alcançado um trabalho que tanto ambicionava, é um dos melhores dias da minha vida, sinto-me realizada e cheia de vontade de integrar este novo desafio profissional. Estou grata.” Este é um breve resumo da descrição que a Laura faz da sua visualização.

A visualização pode ser uma técnica aplicada também na área do desenvolvimento de carreira, como no exemplo da Laura, antes de uma entrevista de emprego ou antes de uma apresentação num congresso, ou antes de uma reunião importante, ou noutros momentos que sintamos como desafiantes e de relevo para a nossa carreira. Imaginar como nos sentimos e qual o nosso desempenho nesse momento, como queremos que esse momento aconteça, com o maior número de pormenores possível. Visualizar também o momento em que alcançamos esse objectivo e como nos sentimos nesse momento.

Prepararmo-nos para momentos importantes, em que vamos ser avaliados, implica a recolha de informação e a preparação técnica mas também a nossa preparação enquanto pessoas e em estarmos na nossa melhor performance possível. A visualização poderá ajudar também, enquanto forma de revermos tudo o que é importante para alcançarmos o nosso objectivo e constitui, assim, uma ferramenta para estarmos mais preparados para quando o momento real chegar.*

Convido-vos, então, para além de outras preparações necessárias, a experimentarem esta técnica nos vossos próximos desafios profissionais.

* Sugestão de leitura para “saber mais”: Cruz, J. F; Viana, Miguel F. (1996). Treino de imaginação e visualização mental.  In José Fernando A. Cruz (Editor) e outros, Manual de Psicologia do Desporto, 627 – 648. Braga, Portugal: S.H.O. Sistema Humanos e Organizacionais, Lda.