PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Uma Pessoa / Vários Percursos

Artigo por Edite Queiroz

A tendência para desenvolver várias actividades profissionais em simultâneo parece estar a tornar-se cada vez mais frequente nas últimas décadas, substituindo o tradicional “emprego para a vida”. Esta realidade, que começa por emergir da instabilidade do mercado e baixos salários auferidos em muitos sectores, relaciona-se também com a crescente valorização de uma dimensão de realização pessoal no trabalho, configurando uma oportunidade para expandir interesses, diversificar competências, valorizar soft skills frequentemente subaproveitadas ou, simplesmente, manter duas possibilidades profissionais em aberto. É esta a origem do conceito de slash career, cunhado por Marci Alboher no livro One Person, Multiple Careers: A New Model for Work/life Success (2007), que se refere a uma modalidade profissional em que o indivíduo desempenha duas (ou mais) actividades em áreas distintas e de forma consistente (embora uma delas possa não ser formalmente remunerada), podendo referenciá-las (por exemplo, no curriculum vitae) com recurso a uma barra. Estes indivíduos desenvolvem um perfil profissional diferenciado que lhes permite actuar em vários contextos, bem como gerir compromissos pessoais de forma mais adequada ou apenas não abdicar de uma segunda ocupação que (também) os apaixona.

“Muitas vezes, o verdadeiro equilíbrio entre vida profissional e pessoal está mais ligado ao desgaste psicológico do que com o tempo gasto a trabalhar, e nesse sentido, uma segunda actividade que promova a realização pessoal e o bem-estar emocional pode contribuir para a resiliência face à rotina, uma melhor gestão do stress e uma maior sensação de harmonia.”

Claro que uma dupla jornada de trabalho pode ser exaustiva e comprometer o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É por isso essencial que a segunda ocupação possua características de flexibilidade e adaptabilidade e seja sobretudo motivadora e gratificante. Dito de outra forma, deve buscar-se o equilíbrio entre a necessidade de desenvolver duas actividades distintas e os benefícios retirados desse cenário. Muitas vezes, o verdadeiro equilíbrio entre vida profissional e pessoal está mais ligado ao desgaste psicológico do que com o tempo gasto a trabalhar, e nesse sentido, uma segunda actividade que promova a realização pessoal e o bem-estar emocional pode contribuir para a resiliência face à rotina, uma melhor gestão do stress e uma maior sensação de harmonia. Quando assim é, segunda actividade alimenta a primeira e vice-versa, promovendo o desenvolvimento profissional e também pessoal, em dimensões tão diversas como o auto-conhecimento, a auto-estima, a curiosidade e o pensamento crítico, a auto-eficácia, a versatilidade, a auto-confiança e um sentido de propósito. Permite ainda enriquecer uma marca profissional que é também atraente para potenciais empregadores: os detentores de slash careers apresentam uma identidade profissional distintiva, são criativos e adaptáveis, tomam a iniciativa, são ágeis na resolução de problemas e capazes de pensar “fora da caixa”.

Enquanto ciência que estuda o comportamento humano, a Psicologia é terreno fértil para as mais diversas actividades e ocupações. As slash careers são muito comuns entre psicólogos e psicólogas que escolhem aplicar a ciência psicológica a outras paixões, às quais emprestam o seu olhar a áreas tão diversas como o jornalismo, a tecnologia, a música, a rádio, a política, o cinema, as redes sociais ou a fotografia, fazendo da sua segunda ocupação um nutriente essencial das suas competências nucleares. Sendo esta uma vantagem da dupla ocupação para qualquer profissional, os benefícios para os psicólogos e psicólogas integram a própria experiência da Psicologia –  desenvolvendo e valorizando o seu sentido crítico, dilatando o seu conhecimento sobre os Outros e o que os rodeia e estimulando o tão discutido desenvolvimento pessoal contínuo, elementar no percurso de qualquer psicólogo/a. É impossível ser psicólogo/a no trabalho… e não ser psicólogo/a na vida, por isso aqui fica o desafio: Quantos slash careers conheces? Quase apostamos que também és um/a.