PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Repositório OPP. Clica aqui!

Artigo por Edite Queiroz

A nossa prática profissional é plena de situações novas e desafiantes. Por mais experientes e conhecedores da ciência psicológica, todos/as nos deparamos com surpresas, dilemas e dúvidas que ditam a necessidade de aprendizagem contínua a partir de situações reais, do contacto com colegas e da firme evolução da nossa ciência. Ao mesmo tempo, este dinamismo responsabiliza a nossa acção, num momento em que, mais do que nunca, se propagam intervenções e terapias ditas “alternativas”. Estas, carecendo de suporte científico e prometendo eficácia nos problemas do âmbito da Psicologia, provocam confusões no público, impedindo-o de beneficiar de intervenções psicológicas verdadeiramente eficazes e seguras. Por isso, na salvaguarda da Saúde Pública e no cumprimento do Código Deontológico, todos/as os psicólogos e psicólogas têm o dever de actuar de acordo com a melhor evidência científica, por forma a garantir a segurança e eficácia das suas intervenções e a prestação de serviços de qualidade.

A este propósito, recordemos o início da pandemia COVID-19. Os profissionais da Psicologia foram obrigados a adaptar rapidamente as suas modalidades de trabalho às medidas de mitigação impostas pelas autoridades de saúde num contexto sem precedentes, que gerou incertezas e dificuldades profissionais e pessoais, ao mesmo tempo projectando a urgência da nossa intervenção num plano individual, social e político. Para apoiar a prática profissional durante este período, a OPP reuniu a evidência científica mais recente e disponibilizou-nos recursos e recomendações, bem como documentos de apoio para a população e orientações para decisores. Estes podem ser consultadas no Repositório OPPum agregador de informação actualizada sobre a actividade dos psicólogos e psicólogas que, pela extensão, diversidade e abrangência dos seus conteúdos, constitui uma valiosa ferramenta de trabalho.

Neste portal de acesso livre, pode ser consultada documentação muito diversa, por exemplo, os perfis dos psicólogos em cada contexto de actuação (Saúde Pública, Justiça, Educação, Trabalho, etc.), as linhas de orientação para a prática profissional junto de públicos específicos (e.g., a intervenção psicológica com adultos mais velhos, com pessoas LGBTQI+ ou na protecção de crianças e jovens em risco) e orientações de apoio à prática profissional em situações particulares (e.g., de supervisão ou intervisão). Podem ainda ser consultados, entre outros, relatórios de evidência científica (que detalham conhecimentos actualizados, prevalências e boas práticas), revisões de dados e literatura científicos sobre os extensos contributos da Psicologia e seus profissionais, pareceres sobre modelos e técnicas de intervenção psicológica e pseudo-terapias (e outros solicitados por entidades públicas e privadas) e ainda contributos científicos destinados informar cientificamente processos legislativos e a tomada de decisão política, institucional e organizacional.

“É essencial que, ao longo da carreira, permaneçamos atentos e actualizados sobre as dimensões da profissão (não apenas as relacionadas com os contextos em que actuamos), cultivando uma olhar integrado sobre mundo (que considere as suas transformações e necessidades emergentes) e acompanhando os avanços da ciência e as orientações para a prática que dela advém.”

 

É essencial que, ao longo da carreira, permaneçamos atentos e actualizados sobre as dimensões da profissão (não apenas as relacionadas com os contextos em que actuamos), cultivando uma olhar integrado sobre mundo (que considere as suas transformações e necessidades emergentes) e acompanhando os avanços da ciência e as orientações para a prática que dela advém. A prática baseada em evidências, resultante da melhor investigação em Psicologia, conjugada com a nossa experiência e características da(s) pessoas(s), do seu contexto, circunstâncias e cultura, é o principal instrumento de uma prestação de serviços de excelência, em colaboração com colegas, clientes, outros profissionais e formuladores de políticas. É este o nosso compromisso – com as pessoas e com a Saúde Pública. Consulta o Repositório OPP!