Artigo por Rodrigo Dumas Diniz
Para quem estiver a ler este texto, saiba que temos mais em comum do que ser Psicólogos: partilhamos a mesma responsabilidade de transmitir valores à próxima geração de profissionais, de divulgar informações ao público em geral e de promover mudanças positivas.
Ao longo da minha experiência como Psicólogo tenho sido guiado pela filosofia de deixar as coisas em melhores condições do que as encontrei, um princípio enraizado como escuteiro e que, aplicado neste contexto, oferece uma riqueza de oportunidades num contexto de desenvolvimento profissional contínuo.
É da responsabilidade de cada um de nós zelar para que a área da Psicologia esteja em melhores condições depois de nos formarmos. Embora tenhamos a opção de nos concentrar apenas no nosso desempenho profissional, devemos também considerar o nosso futuro papel como embaixadores desta profissão.
“Para dar uma contribuição significativa à psicologia, devemos assegurar que todos os elementos do nosso trabalho, incluindo a investigação, a prática clínica e o ensino, tenham em conta e beneficiem de diversidade em todas as suas formas.”
A nível interno, o sucesso deste futuro depende tanto da atração de novos talentos como da capacitação dos profissionais envolvidos no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Daí a importância de investir o maior tempo possível na orientação de novos profissionais, assim como participar na reflexão conjunta sobre os desafios e oportunidades de melhoria na área.
A nível externo, ao expandir a consciência e sensibilidade do público em geral para a Psicologia, desenhando pontes entre as dificuldades do mundo real e as formas como a ciência psicológica pode ajudar, também aumentamos a compreensão do público sobre a vitalidade da área.
Para dar uma contribuição significativa à psicologia, devemos assegurar que todos os elementos do nosso trabalho, incluindo a investigação, a prática clínica e o ensino, tenham em conta e beneficiem de diversidade em todas as suas formas. O nosso campo alberga uma variedade de pontos de vista, cada um dos quais tem o potencial de fazer avançar o conhecimento científico, quer constituindo uma ameaça à ordem estabelecida em termos de estruturas e organizações, quer revelando ideias inovadoras.
Para enfrentar os desafios que as atuais e futuras gerações de Psicólogos irão enfrentar, será necessária uma abordagem baseada na “ciência de equipa” para assegurar a excelência e sustentabilidade a longo prazo.