+351 213 400 250 des.profissional@ordemdospsicologos.pt
  • Home
  • Soluções PsiCarreiras
  • Blog
  • Logo
  • Faqs
  • Inscrições
  • Carrinho

Ser Psicólogo/a em (Permanente) Construção

Colocado em Agosto 10, 2022 (Agosto 11, 2022) por Equipa PsiCarreiras | OPP
Partilhar

Artigo por Joana Almeida Monteiro

  • “Ser Psicólogo/a? 5 anos de curso e já está!” – Não é bem assim.

Estava nos últimos anos do Mestrado Integrado quando a OPP passou a realidade. Vivi, através do entusiasmo de alguns docentes, a mudança incrível de realidade que foi ir em direcção de uma profissão regulada, organizada, agora (finalmente – percebi que tinha sido um longo caminho) com uma Ordem Profissional. E tínhamos, finalmente, um Código Deontológico, um referencial comum para guiar a reflexão perante os naturais dilemas de ética e deontologia.

Desse entusiasmo senti-me ser também contagiada pela apreensão colectiva dos meus colegas: então, mas afinal agora somos obrigados a fazer um ano de estágio profissional? Já não bastavam 5 anos de curso e agora ainda era preciso “perder” mais um a fazer estágio? Muitos diziam ser uma forma de limitar o acesso à profissão, de boicote às novas gerações.

Levou tempo até que fosse mais aceite a ideia deste “sexto ano”, passando muito pela forma como se olha para o Ano Profissional Júnior – no fundo é um ano de prática supervisionada, uma oportunidade privilegiada de iniciar a prática autónoma com uma rede de segurança adicional (um orientador, um projecto de estágio validado pela OPP, …), e no fundo é “somente” o nosso primeiro trabalho como Psicólogos/as.

“Creio que todos nós, até as mais recentes gerações, temos ainda a tendência para pensar que completando um curso em determinada área é condição suficiente para se ser profissional. Tirar uma formação superior, um curso, não é um fim em si mesmo – é um início. Iniciamos um percurso profissional no qual somos livres (sim, livres!) de o ir construindo consoante vá fazendo sentido.“
  • “Ser Psicólogo/a? 5 anos de formação base e mais um ano de estágio e já está!” – Também não.

Sim, ao fim de 5 anos de formação base em psicologia e tendo completado com sucesso o Ano Profissional Júnior, tornamo-nos membros efectivos da OPP e somos Psicólogos/as. Mas…

Creio que todos nós, até as mais recentes gerações, temos ainda a tendência para pensar que completando um curso em determinada área é condição suficiente para se ser profissional. Tirar uma formação superior, um curso, não é um fim em si mesmo – é um início. Iniciamos um percurso profissional no qual somos livres (sim, livres!) de o ir construindo consoante vá fazendo sentido. É, por isso, tão importante olharmos para nós próprios: para os nossos interesses, competências, proposta de valor. Não menos importante é procurarmos conhecer o mercado de trabalho, as necessidades daqueles a que nos propomos apoiar.

A formação base é isso mesmo, a base, o ponto de partida; é como se fosse uma mochila, onde vamos poder guardar tudo o que coleccionarmos na nossa vida profissional. O primeiro item que lá guardamos é o Ano Profissional Júnior, mas se nos ficarmos por aí caminhamos com uma mochila meio vazia e descaracterizada (será uma mochila, afinal, muito semelhante a outras mochilas de outros Psis…). Perante novas situações, quereremos ser mais McGyver (referência a uma série dos anos 90 – se não conhecerem podem “googlar”) e poder ter ferramentas para usar, pelo que devemos então ir (continuamente) mais além.

É, por isso, fundamental que tenhamos uma atitude de constante desenvolvimento profissional. O “Desenvolvimento Profissional Contínuo” (DPC) é, aliás, uma das competências transversais preconizadas pelo EuroPsy – Certificado Europeu de Psicologia, por ser aspecto considerado fundamental para a boa prática da Psicologia. Afinal a nossa ciência, a Psicologia, está em constante actualização – é essa a “magia” da ciência – e se não investimos em DPC tornamo-nos profissionais que não cumprem com os melhores padrões de qualidade na sua prática. Não queremos isso, pois não?

No fundo, o que pode “alimentar” o DPC e assim ir “recheando a nossa mochila”?

  • A Experiência Profissional que vamos desenvolvendo e que nos permite ir desenvolvendo as nossas competências
  • A Formação Contínua e Avançada em que vamos investindo, dando preferência à formação acreditada
  • Os processos de reconhecimento de competências e percursos (ex., tornarmo-nos Especialistas, afiliarmo-nos em organizações profissionais, etc.)
  • O investimento em Redes Profissionais e toda a aprendizagem que podemos desenvolver junto de outros profissionais (da área ou não), bem como a Supervisão e Intervisão
  • Desenvolver Investigação em Psicologia (seja de modo mais formal e institucional, seja a investigação que decorre da nossa prática no terreno e no documentarmos resultados, relacionando com a ciência)
  • Difundir e partilhar conhecimento, tal como na Organização de Eventos, através da Escrita (científica e não só), etc.
  • Manter Estudo Autónomo, ou seja, manter sempre activa uma cultura de auto-aprendizagem, espírito proactivo e curioso, dedicando-nos à leitura, pesquisa e compreensão do que nos interessa e surge como necessidade da nossa prática

Além dos benefícios intrínsecos de se investir no DPC em Psicologia, há ainda o reconhecimento formal por parte das organizações profissionais: por exemplo, as Especialidades em Psicologia reconhecem o percurso cumulativo numa área de Especialidade, ou a renovação do EuroPsy (após 7 anos da sua atribuição inicial) é feita mediante a demonstração de provas de DPC em Psicologia.

Se já caminha há algum tempo, faça uma pausa para pensar o que faz sentido e gostaria de juntar à sua mochila. Se está a iniciar a caminhada, mantenha o investimento em novos itens para diferenciar e valorizar a sua “bagagem”. Pegue na bússola e siga para bons percursos!

 

PS – Se não souber por onde começar: 1) Já experimentou aceder e preencher o simulador de candidatura das Especialidades OPP para ver que elementos curriculares lhe fariam falta para ser Especialista?;  2) Sabia que enquanto membro efectivo activo OPP pode pedir gratuitamente o seu EuroPsy aqui?

Posted in Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão de CarreiraTagged Carreira em Psicologia, Código Deontológico, Construção de Carreira, Desenvolvimento Profissional Contínuo, Diferenciação, Especialidades em Psicologia, Estudar Psicologia, EuroPsy, Formação Acreditada, Formação Profissional, Percurso Profissional, Ser Psicólogo, Supervisão

Navegação nos Posts

 “Made in Portugal” – Vamos pensar sobre Inovação?Procure o Desconforto 

[rp_dropdown]


Etiquetas Temáticas

Adaptabilidade Afirmação Profissional Ano Profissional Júnior Aprendizagem Aprendizagem ao Longo da Vida Atitude Autenticidade Auto-Conhecimento Auto-Cuidado Autoconhecimento Balanço de Competências Bem-estar psicológico Candidatura Candidaturas Candidaturas Espontâneas Capacidade de Iniciativa Carreira Carreira em Psicologia Ciência Psicológica Competências Comunicação Construção de Carreira Coronavírus COVID-19 Criatividade Crise Curiosidade Currículo CV Desafios Desenvolvimento de Carreira Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Pessoal e Profissional Desenvolvimento Profissional Desenvolvimento Profissional Contínuo Desigualdade Dicas Diferenciação Empreendedorismo Empregabilidade Emprego Entrevista de Emprego Equilíbrio Estudante de Psicologia EuroPsy Evidência Científica Falha Formação Profissional Futuro Gestão de Carreira Gestão Pessoal de Carreira Gratidão Ideia Identidade Profissional na Psicologia Incerteza Inovação Intencionalidade Interesses Início de Carreira LinkedIn Literacia Locais de trabalho saudáveis Marketing Pessoal e Profissional Mercado de Trabalho Motivação Mudança Mulheres Networking Networking e Redes Profissionais Objectivos Oportunidades Pandemia Planeamento Plano de Carreira Podcast Proactividade Projectos Profissionais Proposta de Valor Prática Profissional Prémio Inovação na Intervenção Psicológica Psicologia Psicólogos Redes Profissionais Redes Sociais Reflexão Relações Profissionais Resiliência Riscos Psicossociais Saúde Mental Saúde Psicológica Soft-Skills Sucesso Supervisão Tendências Tomada de Decisão Transição WebTalks Work-Life Balance Áreas Emergentes Áreas Emergentes da Psicologia

+351 213 400 250 des.profissional@ordemdospsicologos.pt
MOODLE
2023 - ORDEM DOS PSICÓLOGOS