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Para Onde (Devemos) Caminhar? - O Que Valoriza o Mercado de Trabalho

Artigo por Ana Sofia Nobre

Diz-nos o ditado popular “ano novo, vida nova”, deste modo, embora saibamos que as mudanças que ocorrem nas nossas vidas não se planeiam apenas com a mudança de calendário, sabemos que o início de um novo ano é um período de eleição para o balanço dos 365 (ou 366) dias passados, e planeamento daqueles tantos que se seguem pela frente.

Actualmente não é suficiente ser tecnicamente competente e as competências suaves, ou soft skills, competências de relação e interacção baseadas na inteligência emocional que se desenvolvem ao longo da vida, não sendo específicas de uma determinada ocupação ou profissão, por isso também são conhecidas como competências transversais, são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho e úteis em qualquer tipo de função, podendo ter um papel decisivo num processo de recrutamento.

Somos então convidados a olhar para o caminho percorrido e a identificar as competências desenvolvidas, e simultaneamente, de olhos postos no futuro, a olhar para o mercado de trabalho e suas constantes transformações, de modo a que tenhamos uma noção mais clara do seu dinamismo, que leva a novas necessidades, e que por sua vez, implica também a valorização de diferentes competências.

Este duplo olhar, para as nossas competências internas e para o contexto, clarificará o nosso plano de desenvolvimento profissional, permitirá definir objectivos de carreira e guiar a nossa acção de forma reflectida.

De acordo com o terceiro Relatório do Fórum Económico Mundial sobre o Futuro do trabalho (2020), o TOP 10 das competências transversais (soft-skills) que o mercado de trabalho mais valorizará em 2025 são:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem activa e estratégias de aprendizagem
  3. Resolução de problemas complexos
  4. Pensamento crítico e análise
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Liderança e influência social
  7. Utilização da Tecnologia, monitorização e controlo
  8. Design e programação de tecnologia
  9. Resiliência, tolerância ao stresse e flexibilidade
  10. Argumentação, Resolução de Problemas e Criação de Ideias

Recordo-vos que em 2020, o Fórum Económico Mundial destacou as seguintes competências:

  1. Resolução de problemas
  2. Pensamento Crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Capacidade de trabalho em equipa
  6. Inteligência emocional
  7. Tomada de decisão e discernimento
  8. Orientação para o serviço
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

Podemos inclusive verificar que, nos próximos anos, há uma maior valorização das competências de auto-gestão, como a aprendizagem activa, a resiliência, tolerância ao stresse e a flexibilidade, que surgem pela primeira vez no top 10 das competências mais valorizadas.

O pensamento crítico e a resolução de problemas são competências que têm sido consistentes desde o primeiro relatório em 2016 e que, podemos verificar que continuam a ter um lugar de relevo nas projecções para 2025.

Sabemos que quanto mais investirmos no desenvolvimento das nossas competências de forma estratégica, maior poderá ser a facilidade em “navegar” no mercado de trabalho, cujos períodos de mudança são cada vez mais curtos, o que conduz também a uma maior necessidade de reflexão e planeamento sobre o nosso próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Actualmente não é suficiente ser tecnicamente competente e as competências suaves, ou soft skills, competências de relação e interacção baseadas na inteligência emocional que se desenvolvem ao longo da vida, não sendo específicas de uma determinada ocupação ou profissão, por isso também são conhecidas como competências transversais, são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho e úteis em qualquer tipo de função, podendo ter um papel decisivo num processo de recrutamento.

Deste modo, para que cada um de vós possa fazer o seu próprio balanço, desafio-vos a começar estes primeiros dias deste ano de 2021 com os olhos postos nas competências mais valorizadas para 2025.