PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

O que é Preciso para ser um/a Psicólogo/a Coach?

Artigo por Vanessa Yan

No seguimento do primeiro de um ciclo de webinares promovidos pelos Conselhos de Especialidade, o artigo desta semana é sobre uma das especialidades avançadas que mais atenção tem recebido por psicólogos (e não psicólogos) pelo seu enfoque no desenvolvimento, crescimento e potencial humano: o Coaching Psicológico.

O Coaching Psicológico é uma área de intervenção e uma especialização avançada da Psicologia e tem como objectivo a melhoria do bem-estar, o desenvolvimento de competências e a exploração do potencial de indivíduos ou grupos funcionais (população não-clínica), utilizando teorias e técnicas cientificamente validadas para ajudar as pessoas a atingir mudanças estruturadas e sustentadas nas suas vidas profissionais e pessoais.

De onde vem o Coaching Psicológico?

“Sobre o Homem [a ciência psicológica], tem-nos revelado muito mais sobre as suas falhas, as suas doenças, os seus pecados, mas muito pouco sobre as suas potencialidades, as suas virtudes, as suas aspirações possíveis ou sobre o seu todo psicológico.” (Maslow, 1954).

A nossa formação em Psicologia parece ainda ter uma carga importante no estudo da psicopatologia e menos no funcionamento normal, não clínico, do ser humano. Foram estas inquietações que deram origem ao surgimento de sub-disciplinas como a Psicologia Positiva (1998) e o Coaching Psicológico (2000), pois, tanto uma como a outra focam-se no desenvolvimento das forças e competências humanas e não apenas na disfuncionalidade. Talvez o facto de a Psicologia não se ter apropriado desde cedo da área mais funcional do ser humano tenha dado azo a que outros “profissionais” procurassem ocupar esse espaço, que é dos psicólogos por direito, o que pode dar origem a usurpações, que representam verdadeiros perigos para a saúde pública.

Quais são os limites do Coaching Psicológico?

A fronteira entre o Coaching e outras intervenções psicológicas mais clínicas, como a Psicoterapia, está sobretudo no facto de o primeiro se debruçar sobre populações sem psicopatologias significativas ou níveis anormais de sofrimento. E é aqui os/as Psicólogos/as podem concretamente agir, na medida em que estão habilitados a fazer esta distinção de uma forma segura, sinalizando e encaminhando sempre que necessário. É realmente fundamental que tomemos este espaço e nos posicionemos enquanto profissionais da saúde psicológica do ser humano no seu todo, quer junto dos nossos clientes quer junto da opinião pública, ajudando a alertar para os perigos dos coaches sem habilitações para tal.

Quais as características de um/a Psicólogo/a Coach?

Mais do que fornecer respostas, o/a Psicólogo/a Coach deve ajudar o coachee a formular perguntas. Para que isso seja possível, o/a Psicólogo/a Coach deve procurar trabalhar a sua capacidade para inspirar e motivar, dando instruções e feedback constante, questionando, reformulando, desafiando, com o foco na co-construção de soluções; deve ser capaz de criar uma relação de confiança, com disponibilidade e presença com o/a coachee no “aqui e agora”, focando-se no futuro; ser assertivo/a e resiliente, capaz de meta-comunicar com a ajuda da empatia e da escuta activa, validando os recursos do/a coachee, numa visão panorâmica que estimule a auto-eficácia e o reconhecimento dos progressos que vão sendo feitos.

Formação acreditada em Coaching Psicológico

Se gostaria de intervir nesta área e especialidade avançada da Psicologia, consulte a nossa lista de acções acreditadas e procure formação reconhecida pelo Sistema de Acreditação OPP para Acções Formativas, aprovada pela sua qualidade científica e pedagógica. A escolha de formação acreditada possibilita aos/às Psicólogos/as condições para que o investimento realizado se traduza também em créditos susceptíveis de valorização profissional com a atribuição do título de especialista na área (na secção “Especialidades da Psicologia” desta Newsletter, encontra o link para o documento orientador OPP para a respetiva candidatura).

Para que, através do Coaching Psicológico e de outras áreas de intervenção da Psicologia, os/as Psicólogos/as possam continuar a oferecer apoios de excelência a quem os procuram.

 

Referências bibliográficas:

Palmer, S., Whybrow, A. (2010). Handbook of Coaching Psychology: a guide for practioners. Sussex, Routledge.

Silva, J. F. (2018). Coaching: Um Ato Psicológico Especializado. Revista Pessoal, Nov/Dez., p.91.

Workshop “Metáforas e questões poderosas”, integrado no Seminário sobre Coaching Psicológico. OPP, 2018.