Linkedin para Psicólogos

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Artigo por Marta Alves

O Linkedin é uma rede profissional, que constitui uma ferramenta de Marketing Pessoal e Profissional importantíssima na actualidade. Através dele poderá encontrar ofertas de emprego, ser contactado por clientes que possam estar interessados nos seus serviços, trabalhar a sua rede de contactos, estar actualizado e dar visibilidade ao seu CV, objectivos, proposta de valor e projectos profissionais.

O Linkedin é uma rede profissional, que constitui uma ferramenta de Marketing Pessoal e Profissional importantíssima na actualidade. Através dele poderá encontrar ofertas de emprego, ser contactado por clientes que possam estar interessados nos seus serviços, trabalhar a sua rede de contactos, estar actualizado e dar visibilidade ao seu CV, objectivos, proposta de valor e projectos profissionais.”

Para começar deverá criar o seu perfil, certificando-se que tem uma fotografia profissional, que o nome com que se apresenta é o seu nome profissional, e que o “título” ou títulos com que se define estão em linha com as suas áreas de intervenção e objectivos profissionais (evitar apenas “psicóloga” pois é pouco específico). Verifique se preencheu o campo “Resumo”, pois este campo é dos mais importantes no seu perfil e deve constituir uma apresentação sua, onde consiga identificar as suas competências, áreas de intervenção, o que o motiva e o que procura, áreas de interesse, proposta de valor… Existem várias dicas online sobre como construir o resumo do Linkedin que poderá ler para ter algumas ideias e poderá também visualizar alguns perfis, de forma a encontrar modelos com os quais mais se identifique ou que mais se apliquem ao ser perfil, negócio ou área de actuação.

O passo seguinte será preencher os campos “experiência”, “formação académica”, “licenças e certificados” e “cursos”. Para cada instituição profissional ou formativa, insira correctamente o nome e, caso essa entidade tenha perfil no Linkedin, aparecer-lhe-á a opção de a seleccionar, ficando assim o seu perfil visualmente mais atractivo (pois desta forma aparecerá o logótipo da entidade) e poderá mais facilmente contactar com pessoas associadas a essa entidade onde trabalhou ou onde fez formação. Lembre-se que para a experiência profissional, para além de onde e quando, é importante no campo “descrição” estar perceptível que competências evidenciou e/ou desenvolveu, que conquistas alcançou, com que público-alvo trabalhou, qual a área de actuação, entre outras informações que permitam concretizar em que consistiu essa experiência profissional.

Posteriormente, nos “interesses” poderá associar-se a empresas, grupos e instituições de ensino que estejam relacionadas com as suas áreas de interesse. Poderá encontrar estas entidades ou grupos no campo de pesquisa, mas também visualizando perfis de outros colegas que actuem nas suas áreas de interesse e, assim, encontrando entidades e grupos que lhe façam sentido seguir e participar.

No Linkedin tem também a possibilidade de enumerar as “competências” pelas quais é ou pretende ser reconhecido, dando a possibilidade dos seus contactos poderem pontuar estas suas competências, dando-lhes assim evidência e visibilidade. Também a possibilidade dos seus contactos lhe deixarem “recomendações”, constitui uma oportunidade para dar visibilidade ao seu perfil pessoal e profissional.

Por último, personalize o seu endereço do Linkedin em “editar perfil público e URL”, substituindo por um endereço mais fácil de nomear e mais identificativo da sua marca, como por exemplo, apagando os números que compõem o endereço e colocando apenas o seu nome profissional.

Depois de ter elaborado ou revisto a estrutura base do seu Linkedin, seja activo nesta rede, conectando-se a pessoas, instituições e grupos que estão ligados às suas áreas de interesse profissional. Desta forma, tornar-se-á mais visível para estes contactos, poderá estabelecer redes de contactos e estará a contribuir para estar actualizado relativamente a ofertas de emprego, artigos e outras informações dessas suas áreas de interesse e/ou actuação.

O perfil de Linkedin, pode ser comparado a uma “Montra”, que permite a apresentação do percurso do estudante/diplomado/psicólogo, mas é essencial que a informação disponível transmita uma imagem consistente, positiva e adequada. Para que esta montra seja uma mais-valia o perfil deve estar completo e actualizado e deve ser constantemente melhorado e alterado, pois quanto mais se usa, mais surge nas pesquisas, em lugares cimeiros.

 

Nota final: já conhece o Linkedin PsiCarreiras? O Linkedin PsiCarreiras é dirigido aos estudantes, diplomados em Psicologia e aos psicólogos e tem como objectivos: aproximar os seus membros, permitir a partilha de experiências profissionais, partilha de informações relevantes na área da carreira, empregabilidade e desenvolvimento profissional na área da Psicologia, reflexão e debate acerca da carreira dos psicólogos e partilha de testemunhos nas áreas da empregabilidade, ano profissional júnior e outras relacionadas com a carreira dos psicólogos. Para integrar e participar neste grupo basta clicar aqui e escolher a opção “seguir”.