Artigo por Rita Santos
A Ciência Psicológica e o papel dos/as psicólogos/as têm sido amplamente difundidos e são cada vez mais reconhecidos como necessários e importantes nos mais variados contextos e actividades. Há muito que a Psicologia deixou de estar circunscrita à Psicologia Clínica, pensada tipicamente enquanto consulta em gabinete de um para um.
Os/as psicólogos/as trilharam um longo caminho e posicionaram-se nas mais variadas áreas demonstrando e consolidando aquele que poderá ser o seu trabalho e as mais-valias da Psicologia estar presente e contribuir para as intervenções, nas suas mais variadas formas.
“[…] todos temos responsabilidade nas nossas acções como profissionais e na imagem que criamos da profissão do outro. Mas também […] beneficiamos de estar ou criar redes com outros profissionais, sendo que todos ganhamos na colaboração e partilha de competências e saberes.”
É importante que todos nos lembremos que “Nenhum Psicólogo é uma Ilha, somos parte de um todo”. Seja porque isso significa que todos temos responsabilidade nas nossas acções enquanto profissionais e na imagem que criamos da profissão no outro. Mas também porque beneficiamos de estar ou criar redes com outros profissionais, sendo que todos ganhamos na colaboração e na partilha de competências e saberes. E ainda, porque cumprimos o disposto no Código Deontológico “3.1 – Promover a boa prática da Psicologia. Os/as psicólogos/as prestam colaboração aos colegas, salvo em caso de justificado impedimento. Não desacreditam colegas, independentemente de estes utilizarem os mesmos ou outros modelos teóricos ou metodologias de intervenção, com validade científica.”
O estabelecimento de relação com outros profissionais, além de networking profissional, poderá ser benéfico em diversas situações, e deixo por isso alguns exemplos:
- Preciso de encontrar um/a supervisor/a e para tal procuro um/a colega com conhecimento e competência numa determinada área;
- Pretendo fazer parte ou criar um grupo de intervisão;
- Necessito de encaminhar para outro/a colega que possa dar resposta especializada;
- Gostava de saber mais de uma determina área e procuro um/a colega que me possa dar mais informação;
- Necessito de apoio (seja Psicoterapia, acompanhamento psicológico, Coaching Psicológico, Intervenção na Carreira, entre outros) e como tal procuro o/a psicólogo/a adequado, de acordo com a temática.
Uma das várias formas de potenciar esta ligação é através da Georreferenciação! Está actualmente inserida no portal OPP encontreumasaida.pt, que após 9 anos foi renovado e que permite pesquisar por áreas de intervenção da Psicologia, localidade ou mesmo pelos/as psicólogos/as com especialidades em Psicologia.
Existe, assim, um conjunto de vantagens ao Georreferenciar-se:
- Usufrui de uma ferramenta online para divulgação dos seus serviços;
- É pesquisável pela(s) sua(s) Especialidade(s) e área geográfica;
- Está localizável para os seus potenciais clientes;
- Encontra profissionais da(s) sua(s) área(s) de Especialidade ou de outras;
- Identifica necessidades de resposta em determinadas áreas do território.
O Portal encontreumasaida.pt contribui ainda para aumento da literacia acerca dos/as psicólogos/as e dá resposta a questões fulcrais como “Como posso ter a certeza de que um profissional é psicólogo ou psicóloga?”, “Quando procurar ajuda de um psicólogo ou psicóloga?”, “Qual a diferença entre um psicólogo e um psicólogo especialista?”, entre outras.
Relativamente à última questão, e pela sua importância na construção da carreira em psicologia, ressalvamos que um psicólogo/a especialista “para além da formação e experiência geral em Psicologia, têm também formação e experiência especializadas numa área particular da Psicologia. Dedica-se em profundidade, através do estudo e da prática profissional, a uma área particular da Psicologia e, por isso, está naturalmente mais vocacionado para fornecer respostas especializadas nessa área.” Desta forma, legitimamos o exercício profissional numa determinada área da psicologia.
Para se georreferenciar basta aceder à sua área pessoal, menu “membro” e depois seleccionar “georreferenciação“.
Após ler atentamente a informação, e depois de actualizada e conforme, se necessário, autoriza a georreferenciação. Fica assim disponível no portal a seguinte informação: Nome Profissional, Cédula Profissional, Endereço profissional principal, áreas de intervenção, Número de contacto telefónico principal, página web principal e especialidades gerais e avançadas. Desta forma, ficam disponíveis os vários meios de contacto o que facilitará a comunicação!
Faça parte deste portal e junte-se a tantos outros colegas que já o fizeram. Georreferencie-se!