Artigo por Vanda Vieira
Ser empreendedor é ter a capacidade de transformar uma necessidade identificada, numa ideia de negócio. O empreendedor encontra soluções criativas para os problemas e dificuldades. O empreendedor é aquela pessoa inovadora, capaz de correr riscos, que visualiza uma resposta diferente e integrada, onde os outros só conseguem ver entraves.
“As/os psicólogas/os devem ser estimuladas/os a promover o Empreendedorismo Responsável (ER) de forma a adoptar atitudes que visem valores e preocupações socialmente responsáveis.“
Nem todos nascemos empreendedores, mas o empreendedorismo também se trabalha. São diversos os programas dirigidos a potenciais empreendedoras/es, presenciais ou online, baseados na análise de casos concretos e com recursos a metodologias activas. São espaços de partilha e de reflexão sobre técnicas para estimular a criatividade, o empreendedorismo e a inovação.
O foco da próxima Webtalk é perceber qual o contributo dos Psicólogos em Pequenas Organizações, de que forma conquistam o seu lugar. Participe na sessão de dia 29 de Abril e descubra quais as melhores estratégias, como identificar novos projectos e novas oportunidades de emprego neste mundo em mudança e desenvolva o seu “soft power”!
Contribuir para melhorar a sua capacidade de projecção, a sua criatividade, a sua capacidade de inovação, de força, de influência. Na empregabilidade, o uso da capacidade de projecção quando bem estimulada, contribui para a construção de uma nova persona: renovada, singular, mais equilibrada e adaptada às exigências do mercado de trabalho. Este é um dos focos das nossas iniciativas de desenvolvimento de carreira! Contribuir para novas oportunidades de trabalho das/os psicólogas/os!
As/os psicólogas/os devem ser estimuladas/os a promover o Empreendedorismo Responsável (ER) de forma a adoptar atitudes que visem valores e preocupações socialmente responsáveis.
Seja em organizações de pequena ou de grande dimensão, é fundamental reunir conhecimento estratégico e competências práticas para empreender com responsabilidade social, na vertente ambiental, social e económica; e também na dimensão interna (melhoria de competências), na vertente externa (melhoria das relações com as partes interessadas).
E o nosso trabalho pode ser determinante este a nível:
- Para identificar tendências e orientar as organizações sobre princípios básicos de empreendedorismo e responsabilidade social, evidenciando as vantagens competitivas de trabalhar em ambientes criativos, que estimulem a inovação, a cooperação e o trabalho em rede;
- Para identificar os potenciais obstáculos às práticas empreendedoras nas organizações, colmatar a falta de conhecimentos práticos de pares, de colaboradores, de parceiros, através de iniciativas de sensibilização e (in)formação para o tema;
- Para activar e envolver todos com as questões das práticas empreendedoras alinhadas com os ODSs – Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a Estratégia Europeia, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, um roteiro que pretende tornar a economia da União Europeia sustentável.
- Para potenciar redes de profissionais/psicólogos/as que contribuam com medidas concretas para o roteiro europeu, apoiando a transformação dos desafios climáticos e ambientais em oportunidades para o trabalho dos psicólogos/as, nos mais diversos domínios de acção, desde a prevenção, à intervenção, à mitigação de riscos, à avaliação do impacto e sustentabilidade.
- Para apoiar o conhecimento estratégico, a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos psicólogos/as no que concerne às competências de empreendedorismo socialmente responsável.