Artigo por Vanda Vieira
Portugal apresentou muito recentemente, um indicador referente à taxa de abandono escolar precoce, onde se verifica um decréscimo desta taxa para os 5.2% no terceiro trimestre deste ano.
Fruto das medidas de prevenção e de combate ao insucesso escolar, o trabalho de intervenção realizado junto dos alunos, e com o envolvimento da comunidade educativa, de professores, psicólogos/as e outros profissionais que trabalham em contexto escolar e em rede. Repare-se que em 2013 Portugal apresentou um valor neste indicador de 18,8%, e em 2020 esse valor encontrava-se abaixo de 10%, com 8,9%.
Da síntese gráfica publicada pelo POPH, uma das recomendações que se destaca é o reforço das Funções do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) ao nível do seu papel de orientações vocacional. E segundo a mesma fonte, destaca-se o “esforço das escolas, com o apoio do investimento europeu e nacional, para que nenhum aluno ficasse para trás, em especial no contexto pandémico, também foram contributos valiosos para um caminho que se pretende continuar a trilhar, o da educação de qualidade para todo”.
Apesar das melhorias, os/as psicólogos/as que actuam em contexto escolar encontram ainda muitos desafios, desde logo, o trabalho a nível da promoção da saúde mental dos alunos através da formação de professores e outros profissionais para melhoria da literacia nesta área. O acesso e desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais, que permitam prevenir a saúde mental em contexto escolar, trabalhar sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação. A importância de trabalhar as competências do empreendedorismo, cidadania activa, o combate às desigualdades e apoio aos jovens que possuem comportamentos de risco, em risco ou em exclusão social. O trabalho a nível da promoção da inclusão social e intercultural com vista à igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social de crianças, jovens e suas famílias.
Salientamos as linhas de financiamento abertas que permitem a apresentação de projectos nas áreas da educação e formação profissional e relativamente às quais psicólogos e psicólogas podem concorrer com projectos inovadores, integrados em equipas de trabalho, com vista a responder às prioridades do Programa Erasmus +, a saber: a inclusão e diversidade; a transição digital; o ambiente e o combate às alterações climáticas europeias e nacionais; a participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica.
Esta informação foi partilhada pela Dra. Cristina Gaboleiro da Agência Erasmus + Educação e Formação no âmbito do evento Psicarreiras On Summit 2021 e que poderá ser consultada através do link: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/apresentaa_aao02_12_2021.pdf
Na base de dados Erasmus Project Results poderá ainda consultar os projectos já desenvolvidos em Portugal, e noutros países europeus, sobre o tema o abandono escolar precoce, ou outros temas de relevo para a comunidade educativa:
https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/
Para mais informação consulte ainda:
https://issuu.com/ordemdospsicologos/docs/perfil-psicologos-educa____o
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/intervencao_contexto_escolar.pdf