Artigo por Ana Leonor Baptista
Como é que os estudantes de Psicologia podem avançar com os seus planos, quando terminam os estudos e se deparam com uma pandemia?
Os vários aspectos da vida dos estudantes e dos recém-diplomados em Psicologia sofreram alterações – desde as aulas presenciais que foram transformadas em sessões zoom, à suspensão das festas académicas, à incapacidade para socializar com amigos, aos planos adiados… é normal e esperado que surjam sentimentos de exaustão, stress, ansiedade, frustração e desesperança. Porém, quem passou por estas mudanças, foi certamente forçado a, paralelamente, conhecer melhor a sua própria flexibilidade, adaptabilidade e resiliência.
“[…] utilizando as palavras de Arthur Ashe: “start where you are, use what you have, do what you can” (em português, poderia traduzir-se para “comece onde está, use o que tem e faça o que puder”). Ou seja, antes de olharmos para o caos instalado no nosso contexto, foquemo-nos naquilo que está em nós e que nos pode dar algum sentido de direcção e de propósito.“
A transição do ensino superior para o mercado de trabalho, mesmo num contexto dito normal, é uma fase desafiante e complexa, que nem sempre é fácil de gerir. Quando é vivida em pandemia, escusado será dizer que a percepção de desafio aumenta significativamente… Como encontrar a saída?
Primeiramente, e utilizando as palavras de Arthur Ashe: “start where you are, use what you have, do what you can” (em português, poderia traduzir-se para “comece onde está, use o que tem e faça o que puder”). Ou seja, antes de olharmos para o caos instalado no nosso contexto, foquemo-nos naquilo que está em nós e que nos pode dar algum sentido de direcção e de propósito. Como? Começando por perceber, efectivamente, onde estamos, o que temos e o que sabemos fazer – se a minha meta enquanto recém-diplomado é a integração no mercado de trabalho, tenho de desenhar um plano de acções que me aproxime desta meta (e, claro, defini-la de forma SMART). Para isto, devo então começar por pensar nos meus interesses, nas minhas competências e nas áreas em que me imagino a trabalhar, investindo no meu auto-conhecimento. Fará sentido, neste ponto, fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho e perceber que tipo de entidades se alinham com aquilo que procuro e, aí, informar-me sobre que tipo de profissionais trabalham nestas entidades (que formação e experiência têm) – isto providencia pistas sobre o que as entidades poderão valorizar e permite perceber a qualidade do ajustamento do perfil do candidato à identidade profissional que o mesmo almeja ter.
Reconhecendo o acréscimo de dificuldade que a COVID-19 poderá impor à integração no mercado de trabalho, porque não falar com colegas psicólogos que terminaram o curso na altura de 2007, 2008, 2009 – em plena crise financeira? Estes colegas também terão enfrentado desafios quando tentaram abordar o mercado de trabalho pela primeira vez, pelo que poderão, de forma empática, oferecer a sua perspectiva e partilhar os seus percursos.
A par do passo supramencionado, fará sentido aproveitar este momento para trabalhar a presença online: actualizar o perfil de Linkedin, pesquisar ofertas de emprego e perceber os perfis que são actualmente mais procurados e as competências mais valorizadas, ler artigos interessantes, transformar trabalhos realizados na faculdade em pequenas publicações… Tudo isto são pequenas actividades que melhoram significativamente a marca digital dos futuros psicólogos. Neste balanço, o estudante/diplomado poderá também aproveitar para reflectir sobre o que é que, no contexto online, o deixa mais confortável (e desconfortável), o que é para si mais difícil de gerir (e o que é mais fácil), como consegue manter-se focado estando longas horas em frente a um ecrã… esta reflexão poderá ser útil para uma posterior adaptação a um contexto de trabalho à distância.
Existem recursos à disposição dos estudantes e dos recém-diplomados que poderão facilitar esta transição, alguns deles facultados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Convidamos os estudantes e diplomados a participar nas e.Academias OPP e nos Workshops Online em Carreira, iniciativas que se destinam a promover competências de empregabilidade que sejam facilitadoras da integração profissional após o término dos estudos.
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Para complementar este tema sugerimos também a leitura de outros artigos do blog, tais como: “Actividade Independente e COVID-19“; “Finalista em Tempos de Pandemia“; “Competências para o Novo Normal“; “Desconfinar a Confiança“; “Gestão de Carreira em 10 Ideias“; “Os Fantasmas em Início de Carreira“.