Dar e Receber

Partilhar
Artigo por Marta Alves

“Os/as psicólogos/as prestam colaboração aos colegas, salvo em caso de justificado impedimento. Não desacreditam colegas, independentemente de estes utilizarem os mesmos ou outros modelos teóricos ou metodologias de intervenção, com validade científica.”  – Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Já me aconteceu algumas vezes, ouvir o comentário que os psicólogos nem sempre colaboram uns com os outros e que até são “um bocadinho mauzinhos uns com os outros”. Certamente, por detrás dessas afirmações existirão más experiências nesse sentido, mas eu não concordo com essa ideia. Obviamente que poderão existir colegas menos colaborativos e apoiantes, mas também existem muito bons colegas, e é sobre eles que gostaria de “falar hoje”, prestando-lhes a minha homenagem e agradecimento.

“Penso que a maioria de nós reconhece alguns colegas que foram/são marcantes no nosso percurso académico/formativo/profissional. Sempre que possível, devemos continuar a alimentar a comunicação com estas pessoas da nossa rede de contactos.”

Existem muitos Psicólogos que contribuem para o desenvolvimento profissional e aprendizagem de outros Psicólogos, como por exemplo, docentes, formadores, orientadores de estágio académico e do ano profissional júnior, supervisores, consultores e demais colegas que partilham o seu conhecimento, muitas vezes de uma forma tão abnegada.

Penso que a maioria de nós reconhece alguns colegas que foram/são marcantes no nosso percurso académico/formativo/profissional. Sempre que possível, devemos continuar a alimentar a comunicação com estas pessoas da nossa rede de contactos.

No texto “Aprender com a carreira dos outros“, é referida umas das iniciativas Psicarreiras, o Podcast “o Frio é Psicológico”, onde podemos acolher a partilha dos percursos profissionais de outros colegas, enquanto forma de exploração vocacional e de carreira, constituindo assim também um forma de contribuir para o desenvolvimento profissional de outros colegas. Outra iniciativa que gostaria de destacar são as WebTalks, onde no espaço de 1 hora e 30 minutos podemos aprender com um colega que transmite muitas vezes um conhecimento que levou anos a adquirir sobre um determinado tema, como a presença online do Psicólogo, comunicação do Psicólogo, consultas de Psicologia online, Psicólogo enquanto consultor nas organizações, ética no marketing profissional, o papel do Psicólogo na liderança e gestão de equipas. Mais recentemente, e no âmbito da pandemia COVID-19, foi abordado o trabalho do Psicólogo no contexto clínico e no contexto de formação e consultoria, bem como o futuro do mercado de trabalho. Nas WebTalks Psicarreiras, para além do conhecimento sobre estas áreas, os nossos colegas partilham a sua visão sobre estas temáticas, lá está, visão esta que só é possível depois de muito estudar e agir dentro dessa temática.

Estes são dois exemplos de iniciativas em que Psicólogos têm contribuído para o desenvolvimento profissional de outros colegas, mas tal acontece também nos programas de empregabilidade, nas formações e workshops que a OPP e as suas delegações regionais realizam, bem como webinares e outras iniciativas. Referi até agora alguns dos contributos que observo na minha prática profissional na OPP, mas existem também muitos outros contextos em que muitos psicólogos colaboram e contribuem para o desenvolvimento profissional de outros colegas, nas universidades, nos locais de estágio, nos locais do ano profissional júnior, nos congressos, em grupos de trabalhos, em grupos de intervisão e de supervisão, entre outros. É nesta dádiva e na partilha de uns para com os outros que nos desenvolvemos enquanto profissionais mas também é nesta rede que a psicologia vai evoluindo e se fortalece.

Para além desta gratidão a todos os colegas que partilham, deixo o desafio de pensarmos no legado que queremos ir deixando aos nossos colegas ao longo destas relações profissionais que vamos estabelecendo.

A manutenção de uma rede profissional com outros colegas, que seja alimentada e desenvolvida com oportunidades de comunicação e de partilha de informação, é assim uma ferramenta poderosíssima de suporte e de desenvolvimento profissional do psicólogo, bem como na sua gestão pessoal de carreira.

Juntos, somos e seremos realmente mais fortes!