Cultura e Carreira

Partilhar
Artigo por Joana Almeida Monteiro

A pessoa que somos (num todo, nas nossas várias facetas) acaba por ter um grande peso nos profissionais em que nos tornamos. E, por isso, a carreira beneficia sempre do modo como nos cultivamos, como desenvolvemos o nosso sentido crítico, como ampliamos os nossos conhecimentos e perspetivas sobre o que nos rodeia. A cultura, nas suas variadas expressões, é alimento para nos tornarmos (melhores) pessoas.

No podcast PsiCarreiras “O Frio é Psicológico”, terminamos cada episódio perguntando aos nossos convidados o que gostariam de sugerir aos ouvintes – um livro, um artigo, um filme, …

A minha sugestão é que oiçam este podcast, que se inspirem em percursos de carreira variados, explorem áreas de actuação, perspectivas sobre o trabalho dos Psicólogos em tantos contextos diferentes. E, claro, que pensem nos livros, filmes, séries, festivais, obras de arte, que mais vos inspiram. O que vos faz melhores pessoas? E melhores Psicólogos?

Podemos, por isso, procurar inspiração para os nossos tempos livres, olhando para as sugestões que os vários colegas que partilham os seus percursos de carreira nos deixaram, até ao momento:

Séries de TV:

  • Midnight Diner – Tokyo Stories“, na Netflix (sugestão de Dalila Pinto de Almeida – «é muito interessante por aquilo que conseguimos perceber da natureza humana»)
  • DOC – Nelle Tue Mani“, na AXN (sugestão de Marta Gonçalves – «não fala só de cérebro (…) [mas] tem muito da parte clínica e de que nem tudo é mau nesta vida»)

Filmes:

  • A Vida é Bela” (sugestão de Sofia Ribeiro – «passa bem a ideia do que é colocar as coisas em perspectiva; as situações não valem por si mesmas mas pela interpretação que lhes damos»)

Festivais e Eventos Culturais:

  • Motel LX – Festival de Cinema de Terror de Lisboa” (sugestão de Luana Cunha Ferreira – «sobretudo quando estamos a sair de uma época de pandemia, dá vontade de ver o terror no ecrã, o terror fantasiado, em vez do terror do telejornal»)

Livros:

  • Quando a Mãe Grita“, de Jutta Bauer (sugestão de Ana Isabel Lage Ferreira – «é sobre comunicação (…) sobre como é que podemos tornar a vida da outra pessoa melhor, só pela forma como comunicamos»)
  • Este Vírus que nos Enlouquece“, de Bernard-Henri Lévy (sugestão de Dalila Pinto de Almeida – «livro polémico e muito interessante (…) que pode ajudar muito à reflexão sobre esta pandemia»)
  • Coaching for Performance“, de John Whitmore (sugestão de Daniela Mourato – «apesar de estar escrito para o mundo executivo é transversal para qualquer área (…) é um livro muito prático»)
  • Opção B“, de Sheryl Sandberg e Adam Grant (sugestão de Diana Teixeira – «é um livro super interessante e que faz esta ligação entre o que é esta nossa vertente humana nas organizações e como trabalhamos a resiliência do ponto de vista pessoal»)
  • Quando Nietzsche Chorou“, de Irvin D. Yalom (sugestão de João Leite – «um livro que consegue dar um murro no estômago […] sobre a psicologia mas com uma perspectiva muito interessante»)
  • Sete Cartas a um Jovem Filósofo”, de Agostinho da Silva (sugestão de João Leite – «é uma lição incrível»)
  • Por Que Comi o Meu Pai?”, de Roy Lewis (sugestão de João Leite – «é um hino ao pensamento e à criatividade»)
  • Rúbrica “Livros com Cérebro”: sugestão de um livro por semana, por um ano, no seu LinkedIn (sugestão de Marta Gonçalves – «todas as semanas (…) faço “publicidade” a um livro de Neurociências ou de Neuropsicologia, um livro que fale de cérebro»)
  • Quem Mexeu no meu Queijo“, de Spencer Johnson (sugestão de Sofia Ribeiro – «passa muito bem a ideia de como a mudança é uma oportunidade»)

 

A minha sugestão é que oiçam este podcast, que se inspirem em percursos de carreira variados, explorem áreas de actuação, perspectivas sobre o trabalho dos Psicólogos em tantos contextos diferentes. E, claro, que pensem nos livros, filmes, séries, festivais, obras de arte, que mais vos inspiram. O que vos faz melhores pessoas? E melhores Psicólogos?