Artigo por Joana Almeida Monteiro
Temos vivido sempre na expectativa de perceber como (e quando) haverá um “novo normal”. Num levantamento recente da McKinsey & Company (2020), são identificadas algumas competências que se consideram serem essenciais para um ajuste ao trabalho num mundo pós-pandemia. Enquanto Psicólogos, poderemos olhar para estes dados quer pensando em nós próprios (para melhor gerirmos as nossas carreiras), mas também numa óptica de “necessidades de intervenção”, uma vez que os nossos clientes beneficiam em ter o apoio de um Psicólogo na sua própria adaptação à mudança.
Abaixo reflecte-se sobre cada um desses 4 conjuntos de competências para acompanhar a Mudança:
“Definir um plano de acção na nossa carreira em tempos de incerteza é (ainda mais) difícil, mas antecipando o que será necessário tornar-nos-á mais preparados e capazes – por nós e por todos os que ajudamos com a Psicologia.“
- Competências Digitais.
Sejamos Psicólogos mais “hi-tech” ou mais resistentes à tecnologia, a verdade é que a pandemia veio mostrar como é inegável a importância dos meios digitais no trabalho, e a Psicologia não é excepção. Há, portanto, a necessidade de acompanharmos o progresso, de nos inteirarmos do funcionamento de ferramentas para consultas online, de explorarmos apps que podem ser complemento das nossas intervenções psicológicas, de estarmos presentes no meio digital (e tudo isto sem descurar a ética e a deontologia).
Pense por exemplo: se “googlarem” o seu nome profissional será que o/a encontram? E ao fazê-lo, o que ficam a saber sobre si, sobre o contributo que dá enquanto Psicólogo/a? Está na altura de “controlar” o que é a sua presença digital – defina a imagem que pretende transmitir e torne claras quais as soluções que propõe para necessidades que identifica.
- Competências Cognitivas.
Para se fazer face a um mundo que está a mudar tão rapidamente e que nos coloca tantos desafios novos e inesperados, termos o nosso pensamento crítico mais “aguçado”, conseguirmos pensar de forma criativa, inovadora e ágil será valorizado e fará com que, enquanto Psicólogos, nos possamos posicionar mais rapidamente perante todas as necessidades que surgem (sejam elas as mais “tradicionais” e que se mantêm, sejam novas necessidades que emergem desta crise pandémica). Estejamos a trabalhar por conta de outrem ou enquanto trabalhadores independentes, é impossível não sentir o apelo ao nosso raciocínio, à nossa capacidade de resolvermos problemas e de planearmos de forma estratégica.
- Competências Sociais e Emocionais.
A distância vem acentuar a necessidade de reinventarmos formas de nos relacionarmos socialmente, e com isso o apelo também à inteligência emocional para lidar com saudades, com frustrações, com a incerteza e um conjunto de novas barreiras (reais e percebidas). Seja no relacionamento com colegas, clientes, ou até na liderança de equipas, os Psicólogos precisam de desenvolver novas formas de cooperação, de relacionamento eficaz. A palavra “empatia” anda na ordem do dia e os Psicólogos são, por excelência, os profissionais que a praticam – a escuta activa é uma das “ferramentas” a fortalecer.
- Competências de Adaptabilidade e Resiliência.
Perante todos os desafios trazidos por esta situação inédita, os Psicólogos terão também de desenvolver competências que lhes permitam superar os desafios com que se defrontam. Em parte, ajudará o desenvolvimento de alguma auto-consciência e de balanço pessoal e profissional – a adaptação a uma nova realidade pressupõe, por exemplo, a identificação de recursos (Ao lidarmos com cenários difíceis e incertos no passado, que competências mobilizámos? Como poderemos transportar esses recursos para os desafios actuais?). Conseguirmos ser resilientes passará também por acreditarmos que somos capazes de ultrapassar, com sucesso, as dificuldades com que nos deparamos agora.
Com base nesta reflexão que cada um de nós pode fazer poderemos, com maior consciência e e ponderação, preparar o “kit” de competências que vamos mobilizar. Definir um plano de acção na nossa carreira em tempos de incerteza é (ainda mais) difícil, mas antecipando o que será necessário tornar-nos-á mais preparados e capazes – por nós e por todos os que ajudamos com a Psicologia.
Referência: McKinsey & Company (2020). To emerge stronger from the COVID-19 crisis, companies should start reskilling their workforces now. Disponível aqui.