O Coaching Psicológico consiste numa relação de ajuda, assente em teorias e modelos psicológicos oriundos das correntes humanista, cognitivo-comportamental e da psicologia positiva. É um processo que promove a reflexão e a autodescoberta, recorrendo a uma metodologia de questionamento e de incentivo que contribui para a libertação do potencial do coachee.
O foco da ação está centrado na produção de mudanças (atitudes e comportamentos), a curto-prazo, por parte do coachee. Partindo de uma dinâmica de autoconsciência e da construção de uma relação de confiança e empatia, são estabelecidas metas e colocados em prática planos de acção, em que o coach e especialista em Coaching Psicológico é o facilitador que favorece uma dinâmica de transformação pessoal no cliente, ajudando-o a realizar um percurso entre a sua realidade atual e o estado desejado.
No coaching o foco é na solução e não no problema. Um psicólogo e/ou psicoterapeuta que pretenda ser coach, terá de “despir o fato” do analista de problemas, de traumas e de conflitos passados, para “vestir o fato” do pragmatismo interventivo focado na facilitação de soluções a curto-prazo, que aportem sentido e valor para o coachee. Enquanto coach, o psicólogo pode assumir diferentes papéis: a) coach interno – um membro da organização cujo papel é fazer coaching a pessoas que nela trabalham; b) coach externo – uma pessoa exterior à organização, que faz coaching a membros da mesma.
São necessários 210 créditos para a atribuição da especialidade avançada.