Artigo por Marta Alves
Na relação com o mercado de trabalho, para além do nosso desenvolvimento pessoal e profissional, é importante que estejamos actualizados e que exploremos o mercado de trabalho que nos rodeia.
“[…] é importante que conheçamos as dificuldades com que teremos de lidar, mas é também fulcral que saibamos que oportunidades podemos explorar, isto é, “que factores temos a nosso favor”. “
Relativamente àquilo que sabemos do mercado de trabalho, muito facilmente nos vêm à cabeça os seus constrangimentos, dificuldades e ameaças, como por exemplo “as empresas dizem que não têm dinheiro” e “há muita concorrência”. Mais recentemente a pandemia, que efectivamente trouxe alguns constrangimentos, também tem sido apontada como um factor que nos é externo e que pode dificultar a nossa abordagem ao mercado de trabalho. De facto, é importante que conheçamos as dificuldades com que teremos de lidar, mas é também fulcral que saibamos que oportunidades podemos explorar, isto é, “que factores temos a nosso favor”. Aspectos como a nossa rede de contactos, a existência de novas necessidades no mercado e a nossa diferenciação profissional que permitirá ajudar pessoas e organizações a lidarem com essas novas necessidades são alguns dos aspectos que devemos ter claros. Outro factor são os apoios financeiros disponíveis para os trabalhadores e para as organizações.
No seguimento das dificuldades causadas aos trabalhadores e às organizações, decorrentes da pandemia por COVID-19 que atravessamos, estão a ser preparados e apresentados alguns apoios financeiros aos quais deveremos estar atentos e utilizar na nossa abordagem ao mercado. Hoje damos conhecimento de alguns, sendo certo que estes apoios estão em constante actualização:
- Medida Incentivo ATIVAR.PT: destinada aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP. A data de abertura das candidaturas será ainda divulgada. Mais informações.
- Programa Cidadãos Ativ@s: destinado a Organizações Não-Governamentais (ONG) portuguesas. Mais informações.
- Programa Escolhas 8ª geração (2021/2022): De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros º 71/2020, foi aprovada a 8.ª geração do «Programa Escolhas», para o período de 2021 a 2022. O «Programa Escolhas», tem como missão promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social e destina -se a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica. Mais informações.
- Escola de Impacto – Programa de Empreendedorismo e Inovação Social: O programa consiste num percurso de capacitação de 8 meses. Destinatários: maiores de 21 anos numa situação de desemprego, de lay-off ou com uma significativa redução do seu rendimento com projectos de empreendedorismo sustentável.. Mais informações.
- Concurso do Programa Promove (Fundação La Caixa): mantém o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior e fronteiriças e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes. Mais informações.
Ter conhecimento destas e de outras fontes de financiamento e apoios poderá ajudá-lo/a não só a impulsionar um projecto seu mas também a informar eventuais clientes ou entidades empregadoras de oportunidades que poderão financiar o seu projecto destinado a esses clientes ou a essas entidades. No entanto, lembre-se que não basta ter uma proposta de financiamento para apresentar, é importante despertar o interesse pelo seu projecto, tornando clara sua proposta de valor e o que terá o cliente ou a organização a ganhar com os seus serviços.