PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog

Actividade Independente e COVID-19

Artigo por Joana Almeida Monteiro

Estava a tentar evitar, mas sinto que nos dias que correm não fazer qualquer alusão à pandemia por COVID-19 seria algo hipócrita. Como podemos ignorar algo que tanto nos impacta a todos? Seja porque temos de nos manter a trabalhar em moldes semelhantes ao habitual, mais vulneráveis a risco. Seja porque nos adaptámos a um regime de teletrabalho (e alguns ainda fazendo “malabarismo” com as responsabilidades parentais). Seja porque estamos inseridos num ambiente de prestação de cuidados de saúde primários e lidamos diariamente com este pesadelo. Seja porque for.

Penso, por exemplo, nos muitos Psicólogos que sabemos trabalharem como profissionais liberais, com actividade independente, com os seus próprios projectos. Numa fase em que é inegável o papel que os Psicólogos têm e podem ter (seja no apoio aos profissionais de saúde, à ansiedade sentida pelos cidadãos, seja na consultoria às empresas que adaptam procedimentos e a gestão dos seus recursos humanos, seja no apoio aos professores a uma realidade de ensino à distância, etc.), surge então a necessidade de se reinventarem e adaptarem a sua actividade às necessidades actuais. O trabalho dos Psicólogos é fundamental, no âmbito desta pandemia – temos grandes contributos a dar.

“[…] surge então a necessidade de se reinventarem e adaptarem a sua actividade às necessidades actuais. O trabalho dos Psicólogos é fundamental, no âmbito desta pandemia – temos grandes contributos a dar.

Certamente será difícil, mas numa coisa acredito: é possível usar este(s) tempo(s) a seu favor. Pode parecer estranho pensar em instrumentalizar algo que é grave e mau. Mas é quase como se um barco à vela ignorasse o vento forte num determinado sentido e não pusesse a vela jeito para navegar – é nesse sentido que pode ser útil fazer esta reflexão.

Uma das coisas a fazer é também tirar o melhor partido das circunstâncias, que trazem um ritmo que lhe permitirá ter mais tempo para investir na melhoria do trabalho que desenvolve. Ficam abaixo algumas sugestões de como usar o tempo que vivemos para quem exerce enquanto trabalhador independente [e que podem, na verdade, ser úteis para qualquer Psicólogo]:

REFLECTIR

  • Faça uma retrospectiva. Olhe para tudo o que conquistou e pense no que foram as suas maiores conquistas. O que correu menos bem – se fosse hoje como faria?
  • Tem agora também tempo para analisar dados que foi recolhendo e que nunca pôde tratar como queria. Procure conhecer melhor os beneficiários do seu trabalho, descreva as mais-valias que as suas intervenções tiveram para quem delas usufruiu. Esta reflexão ajuda a preparar a sua actividade presente e futura.

PLANEAR

  • Defina os seus objectivos SMART e faça o plano dos próximos meses (ainda que seja mais difícil, dada a incerteza).
  • Faça planos para cenários mais optimistas e contemple também um mais pessimista.
  • Construa um orçamento.
  • Converta as suas leituras em tópicos de ideias para novos serviços. Depois transforme uma ideia num produto (utilize, por exemplo, o modelo canvas para pensar sobre uma ideia de projecto).

ORGANIZAR

  • Crie uma base de dados relativa aos seus clientes e parceiros.
  • Se não tem, crie uma folha de cálculo para gestão financeira da sua actividade – anote todas as despesas e rendimentos, faça projecções e planeie eventuais investimentos (em espaços, material, provas de avaliação, formação profissional, etc.)
  • “Limpe” a conta de e-mail e categorize as mensagens; organize as pastas no computador; faça um arquivo ordenado das suas notas, artigos, e outros registos.
  • Reveja as suas anotações de formações que frequentou, de seminários e congressos que frequentou – tantas vezes apontamos informação útil que depois nunca mais revemos..!
  • Apague e elimine com segurança os registos antigos; garanta o cumprimento do Regulamento de Gestão e Protecção de Dados (RGPD).

Investir em RELAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Uma das virtudes desta “crise” parece ser o conjunto de sinergias que se tem criado – não só entre Psicólogos mas também com profissionais de outras áreas, e mesmo com grupos da sociedade civil – veja que potenciais parcerias poderão nascer
  • Explore mais a fundo o LinkedIn e entre em contacto com profissionais que poderão ser seus parceiros de futuro, ou investigue os serviços e competências mais valorizados por potenciais clientes

Para se DESENVOLVER

  • Invista no desenvolvimento profissional contínuo: faça um balanço das competências que tem e veja quais são as prioridades de desenvolvimento profissional
  • Aproveite para fazer formação
  • Adapte as suas práticas à realidade COVID-19, nomeadamente considerando as intervenções psicológicas à distância

BEM ESTAR

  • Aposte forte no auto-cuidado – esteja atento aos seus sinais de cansaço, ansiedade e falta de produtividade (integre e participe no fórum OPP dedicado ao auto-cuidado).
  • Reserve tempo para si e para actividades de tempos livres que lhe dêem prazer (actividade física, leitura, ver filmes ou séries, jogos de tabuleiro, …)

 

PS – Se ainda não teve oportunidade, consulte e veja como pode aproveitar os materiais de apoio e iniciativas da OPP para fazer face à pandemia.