PsiCarreiras

logo-psicarreiras
Blog, Recursos

A Importância do CV na Primeira Impressão

Artigo por Rita Santos

Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão” — Oscar Wilde

Todos nós criamos a nossa primeira impressão sobre alguém, num momento de contacto inicial com outra pessoa, frases como “quando te conheci tinha uma ideia tão diferente de ti” demonstram que esta imagem criada pode corresponder ou não à realidade, pode inclusive ser favorável ou desfavorável, no fundo esta imagem é alicerçada numa leitura rápida que fazemos do mundo à nossa volta, com base num conjunto de sinais.

Quando procuramos uma nova oportunidade profissional ou pretendemos integrar o mercado de trabalho, muitas vezes o nosso primeiro contacto com as entidades/recrutadores é através do nosso Currículo Vitae (CV), pelo que esta primeira impressão é criada com base na informação que partilhamos e na forma como a partilhamos.

Deste modo, é imprescindível que dediquemos tempo e percebamos a verdadeira importância do CV, na abordagem ao mercado de trabalho.

Por vezes o/a psicólogo/a ou futuro/a psicólogo/a poderá ter um perfil excelente de competências, pode ter uma experiência muito interessante e um percurso de vida que o tornaria um contributo espectacular para determinada entidade. Mas nem sempre o próprio candidato percebe isso… e, em algumas ocasiões, até pode perceber mas não o consegue transmitir”, defende Ana Leonor Baptista no artigo “Não fui seleccionad@ para o emprego… Porquê?

“…muitas vezes o nosso primeiro contacto com as entidades/recrutadores é através do nosso Currículo Vitae (CV), pelo que esta primeira impressão é criada com base na informação que partilhamos e na forma como a partilhamos.”

Para optimizar a construção do seu CV, sugerirmos-lhe 3 passos:

1º passo:

Reflicta sobre o seu conteúdo, poderá começar por fazer uma lista de todas as informações relevantes no seu percurso formativo e profissional e posteriormente organizá-la para cada candidatura realizada. Esta lista poderá ter como ancora a resposta às seguintes questões:

  • Qual o modelo de CV que vou utilizar? Opto por um CV de página única (One page CV)? Uso um modelo comum como o Europass? Ou vejo vantagens em criar um CV mais criativo?
  • Organizo a informação de forma cronológica ou crio um CV focado somente nas competências? Poderá fazer sentido por exemplo optar por uma organização por competência, em casos em que a experiência profissional ou a formação que pretende destacar já ocorreram há muitos anos. Se optasse por uma organização cronológica, a sua experiência e formação a destacar ficaria no final do seu CV, logo num local possivelmente menos visível ou de menor destaque.
  • Que informação se torna realmente importante para demonstrar as competências e aproximar-me do perfil pretendido? Que informação quero destacar de uma formação que realizo, que conhecimentos se aplicam a esta oportunidade? De que forma aquela função que realizei pode evidenciar determinada característica solicitada no perfil a que quero candidatar-me?

2º passo:

Reflicta se a versão de CV que criou cumpre 5 pontos essenciais:

  1. Ser claro;
  2. Estar estruturado;
  3. Conciso;
  4. Conter informação relevante para a oferta/entidade que o vai receber;
  5. Conter informação verdadeira sobre o seu percurso.

3º passo:

Na última fase, a de revisão, deixamos mais algumas dicas:

  • Utilize palavras-chaves do anúncio para combinar as suas competências com as solicitadas no perfil;
  • Leia e torne a ler várias vezes o seu CV. Reveja antes de enviar, para se certificar que contem a informação necessária, não existem erros ortográficos, inconsistências e incongruências de informação e que a formatação é homogénea;
  • Partilhe o seu CV com alguém da sua área e fora dela para que possa ter feedbacks de melhoria;
  • Guarde o CV com o seu primeiro e último nome. Desta forma, será mais fácil o recrutador saber de quem se trata;
  • Contacte a entidade para perceber a quem deve endereçar o envio do seu CV de modo a personalizar o seu contacto;
  • Caso envie o seu CV por e-mail, não se esqueça de incluir logo aí um pitch escrito de apresentação.

Ao proceder a uma candidatura, seja espontânea ou em resposta a um anúncio, o seu CV deverá responder à seguinte questão “porque sou a melhor pessoa para atender às necessidades deste cargo?”.

Poderá explorar mais conteúdos sobre este tema, no site Eu sinto.me

Boas reflexões e revisões do seu Currículo!