Artigo por Anita Dias de Sousa
Empreender, muito mais do que (só) uma atitude.
Entrepreneur – uma palavra originária em França, o país do lema da Revolução Francesa Liberté, Fraternité, Egalité. Conceito também ele revolucionário e entendido, no século XVI, como alguém que empreende algo. Com origem na palavra francesa entreprendre, que significa empreender ou fazer algo. (The Oxford Review Encyclopaedia of Terms)
Paralelamente, segundo Howard Stevenson, Professor na Harward Business School, a definição de ser empreendedor “é o acto constante de procura de oportunidades sem se olhar aos recursos em controlo, naquele momento.”
Boa notícia! Portugal está acima da média, no que concerne ao desempenho médio da UE, tendo em conta o Portugal SME Fact Sheet 2021, sendo o empreendedorismo em Portugal, não são apenas um factor catalisador de crescimento, como um factor de transformação contínua.
Existem inúmeras línguas para falar sobre o empreendedorismo e como em tudo, cada momento, cada contexto e cada tipo de empreendedorismo, tem os seus próprios desafios. Tendo algo de muito valioso em comum – o desejo de criar algo, inovador, transformador!
“Todos(as) temos um(a) empreendedor(a) dentro de nós. Quem não tem paixões? Quem não tem sonhos? Sede de criar transformações positivas num mundo, de todos(as) nós. No empreendedorismo há lugar para muitas ideias e para cada um(a) de nós. Somos todos(as) importantes!.“
Segundo a Universidade de Nexford, em Washington, existem 10 tipos de empreendedorismo:
- Empreendedorismo de Pequenas Empresas
Definido como um empreendedorismo de pequena escala. Assume a forma de empreendedores individuais, sociedades e/ou parcerias. Onde os(as) proprietários(as) têm maior flexibilidade e independência para a tomada de decisão.
- Empreendedorismo de Grandes Empresas
Um empreendedorismo com um significativo investimento na contratação de recursos humanos e uma maior necessidade de profissionais experientes, em funções de gestão. Utilizam capital de risco, para um crescimento em massa.
- Empreendedorismo Escalável
Trata-se de um empreendedorismo que consegue crescer muito rápido, com poucos recursos. Essencialmente, exequível devido à utilização da tecnologia, como o factor principal de potencialização de processos, optimização de custos e alcance de um nível significativo de replicabilidade.
- Intra-empreendedorismo
Consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria organização, aproveitando a “prata da casa”, ou seja, os colaboradores que se interessam por empreendedorismo, criatividade e inovação. Desenvolvendo-se novos produtos, serviços ou processos.
- Empreendedorismo Social
Uma forma de empreendedorismo que tem como objetivo produzir bens e serviços que beneficiem a sociedade local e global, com foco em problemáticas sociais, gerando produtos/serviços com impactos positivos capazes de reduzirem problemas sociais.
- Empreendedorismo Inovador
Procura reinventar-se e acompanhar as tendências do mercado. Este tipo de empreendedorismo move-se geralmente pelo desejo de criar algo novo e único que revolucione o mercado.
- Empreendedorismo Hustler
Envolve empreendedores confiantes, destemidos, com uma ética de trabalho e dedicação rigorosa, para alcançar objetivos específicos. Frequentemente associado a autossuficiência e independência financeira.
- Empreendedorismo de Investigação
Um tipo de empreendedorismo que envolve o máximo de pesquisa possível antes de desenvolver um produto ou serviço. Apostando num conhecimento profundo.
- Empreendedorismo de Imitação
Como o próprio nome indica, consiste na imitação de um produto ou serviço que já é bem-sucedido no mercado. Existe uma imitação dos aspectos de sucesso comprovados, com a inclusão de outros aspectos, com valor acrescentado. Em alguns casos, a única inovação é ajustar os detalhes de marketing, à região/contexto.
- Empreendedorismo de Aquisição
Focado em adquirir outras organizações promissoras. Possui uma base sólida, acrescentando apenas mudanças estruturais e de gestão que geralmente aumentam a produtividade. Focados em organizações subvalorizadas ou com baixo desempenho tornando-as lucrativos.
O sucesso de qualquer tipo de empreendedorismo depende de uma variedade de factores, incluindo as valiosas questões individuais do(a) empreendedor(a), a procura do mercado pelo produto/serviço, bem como o contexto no qual se encontra inserido.
Podemos utilizar um ou mais tipos de empreendedorismo, sequencialmente ou em simultâneo. Todos(as) temos um(a) empreendedor(a) dentro de nós. Quem não tem paixões? Quem não tem sonhos? Sede de criar transformações positivas num mundo, de todos(as) nós. No empreendedorismo há lugar para muitas ideias e para cada um(a) de nós. Somos todos(as) importantes!
Se as coisas são inatingíveis… ora!
Não é motivo para não querê-las…
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
Quintana, Mário. Das utopias.